Saúde - Terça-feira, 31 de Julho de 2012

Dom Frederico é Hóspede Oficial de Soledade

Em visita ao município, o Bispo Diocesano de Cruz Alta, Dom Frederico Heimler, foi declarado pelo Executivo Municipal, Hóspede Oficial. A Visita Pastoral foi realizada no dia 24 de julho, e acompanharam Dom Frederico, o Vigário Geral de Cruz Alta, Pe. Luiz Bruno Kolling e o Pároco Soledadense, Frei Protásio Ferronato. Representatividades municipais e membros da comunidade recepcionaram a comitiva diocesana que apresentou o tema da Campanha da Fraternidade, que este ano aborda saúde pública através do lema “Que a saúde se difunda sobre a terra!”, citando Eclesiástico, capítulo 38, versículo 8. Os religiosos também expuseram o objetivo de, junto as lideranças, abrir a Igreja para a sociedade como um todo, provocando uma necessária discussão e apontamento dos problemas de cada município, descobrindo assim, na união das iniciativas, a melhor solução para as dificuldades apontadas. O Executivo Municipal apresentou ações desenvolvidas na área da saúde pública que abrangem a estruturação física, a ampliação da rede de assistência e aquisição de equipamentos. A criação dos espaços de convívio familiar e academias do Projeto Humanização, bem como o Soledade Saudável, as oficinas e cursos para os que vivenciam vulnerabilidade social e os grupos de apoio foram citados. Também houve apontamentos relativos aos projetos e investimentos para humanização do atendimento, aumento do quadro efetivo e valorização dos profissionais e recursos humanos da área da saúde, tanto da rede municipal quanto em relação ao Hospital de Caridade Frei Clemente. Também se discutiram as dificuldades de um município pequeno abranger especialidades médicas diversificadas e manter profissionais qualificados sem os atrativos dos grandes centros. Nas pessoas do prefeito e da primeira-dama, foi destacada a importância da religião dentro da comunidade soledadense, bem como de valores como a fé, a família, o matrimônio, a doação e o perdão. Para demostrar os objetivos da Igreja, foi entregue por Dom Frederico, o livro “COMPÊNDIO DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA” que reúne artigos reflexivos elaborados pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz. O Hóspede Oficial de Soledade levou como recordação de sua visita um Terço de pedras lapidadas, bem como uma caneca que ilustra as principais paisagens e referências do município. O Pe. Luiz e o Frei Protásio também foram presenteados com a caneca para que mantenham Soledade sempre presente em suas orações. A Visita Pastoral ao Gabinete foi encerrada com uma benção proferida pelo Bispo Diocesano e comitiva seguiu para o Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz onde está Nossa Senhora da Soledade, esculpida em pedras e joias.  A Padroeira, com cerca de 3 metros de altura é obra do artista Valdir Paulo de Souza.