Saúde - Segunda-feira, 22 de Abril de 2024

Soledade conta agora com CAS TEAcolhe para atendimento aos autistas

Serviço conta com uma equipe multiprofissional, com atendimento especializado às pessoas com transtorno do espectro autista

Soledade agora é referência para 14 Municípios da 19ª região de saúde no atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista TEA). Foi inaugurado na última sexta-feira, 19/4, o CAS TEAcolhe, que funcionará junto a UBS Farrapos, contando com uma equipe multiprofissional que prestará o atendimento àqueles que necessitam dos serviços.

O programa, que foi lançado em 2021, hoje representa uma retaguarda assistencial e de suporte técnico-pedagógico às equipes dos municípios por meio dos centros macrorregionais de referência. Busca o desenvolvimento pessoal, a inclusão social, a cidadania e o apoio às suas famílias, atendendo as necessidades específicas das pessoas com TEA.

A prefeita Marilda Borges Corbelini disse ser uma grande conquista para Soledade. “O Transtorno do Espectro Autista é uma realidade que vem crescendo em todos os nossos Municípios. Por isto, ter um local para receber e oferecer o tratamento adequado é fundamental, não necessitando mais se deslocar para outras cidades”, afirma.

Edinara França, secretária da Saúde, explica que o acesso aos atendimentos do CAS TEAcolhe será regulado pela central de consultas do Estado. “Então através destes encaminhamentos é que os pacientes terão acesso aos serviços desenvolvidos aqui. Cabe lembrar que teremos uma equipe técnica composta por diferentes profissionais”, finaliza.