Saúde - Terça-feira, 31 de Julho de 2012

Encontradas duas pupas do Aedes Aegypti em Soledade

Foi confirmado através de exames laboratoriais da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde que duas pupas de mosquito coletadas em Soledade são do Aedes Aegypti. Um dos pontos é no bairro Ipiranga, em um terreno baldio localizado na Rua 1º de Maio, e o outro em uma indústria de pedras, situada no bairro Missões, nas proximidades da Rodoviária Intermunicipal. De acordo com o secretário da Saúde, Sérgio Pilatti, uma equipe da 6ª CRS está no município para o início das ações de combate. “Nossos agentes da dengue, acompanhados dos técnicos da 6ª Coordenadoria Regional da Saúde, estão visitando todas as residências e estabelecimentos que ficam em um raio de 300 metros do ponto onde foram encontradas as pupas, e estão fazendo a aplicação do larvicida”, disse. Também, em caso de encontrar alguma larva ou pupa do mosquito, os agentes estão coletando-as para realização de exames. “Em casos de serem descobertos mais casos confirmados, também serão realizadas a aplicação do larvicida no raio de 300m do ponto onde for encontrado. Ressalto que por enquanto não será necessária a pulverização”, acrescentou Pilatti.A Secretaria Municipal da Saúde tem distribuído em todo o território urbano do município 52 armadilhas, onde, diariamente, são feitas coletas de larvas e pupas e enviadas para exames. “Fomos surpreendidos pelo resultado, em virtude do clima frio, isto demonstra que o mosquito vem sofrendo mutação. Mas graças ao trabalho diário que mantemos com a equipe da dengue, conseguimos coletar a pupa, que é a fase onde ocorre a transformação para a fase final do processo de evolução do mosquito da dengue, ou seja, último estágio para o inseto adulto. Agora pedimos a colaboração de toda a comunidade para que auxiliem nas ações preventivas, isto é, não deixar água parada, limpar terrenos, colocar areia nos potes de flores, entre outros cuidados”, finalizou o secretário.