Saúde - Quinta-feira, 01 de Agosto de 2013

Secretaria da Saúde realiza reunião sobre Saúde Prisional em Soledade

A implementação da rede de atenção à saúde no sistema prisional do Rio Grande do Sul tem como diretriz o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.  Este Plano foi instituído pela Portaria Interministerial nº 1.777/2003 e visa a garantir ações integrais de saúde, o que significa unificar serviços preventivos, curativos e de reabilitação aos usuários privados de liberdade, através das equipes de saúde prisional. Seguindo estas diretrizes, a Secretaria Municipal da Saúde viabilizou uma reunião, dia 26 de julho de 2013, no presídio de Soledade com a Direção, da qual participou o secretário da Saúde, Nélvio Tonatto, a enfermeira coordenadora em Ações da Saúde, Maíra Batista da Silva, o diretor, a psicóloga e a assistente social do Presídio, Paulo da Silva Pinheiro, Elizandra Burgheur e Thieny Oliveira de Moura, nesta ordem, além de representantes do Estado, a assessora jurídica, Karla Menra, o enfermeiro coordenador da Saúde Prisional, Airton Martins e a coordenadora desta área da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo, da qual Soledade pertence, Elis Regina Ebert. Durante o encontro foi apresentado o Projeto do Estado em parceria com o Município e a SUSEPE, para que haja atenção no setor de saúde do sistema prisional na Cidade, e que as prioridades segundo o Projeto seja o controle e/ou redução dos agravos mais frequentes (tuberculose, HIV/AIDS), a atenção uso do crack, álcool e/ou outras drogas e o cuidado das gestantes/mães/bebês.