Saúde - Quarta-feira, 21 de Agosto de 2013

Prefeito Cattaneo e Secretário Nélvio participam de reunião em Porto Alegre

Encontro foi realizado no Gabinete do secretário da Saúde do Estado Ciro Simoni, nesta terça, dia 20, com a presença da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, lideranças, prefeitos e secretários municipais das cidades pertencentes à Região de Saúde nº 19, chamada de Região de Saúde do Botucaraí. O objetivo da reunião era apresentar ao Estado uma proposta de cofinanciamento do Estado para cirurgias eletivas, entre outras demandas da área. A Região de Saúde do Botucaraí é formada por 14 municípios, os quais inicialmente pertenciam a diversas microrregiões. Esta região possui o menor índice de desenvolvimento do Estado e consequentemente é desprovida de serviços de média complexidade. Portanto a necessidade das demandas serem levadas ao Estado, sendo fortalecida com a união de todos estes municípios, entre eles, Espumoso, Tapera, Arvorezinha, Victor Graeff, etc. Sendo assim os gestores da saúde reuniram-se mensalmente durante seis meses e construíram um planejamento em conjunto com os hospitais da região para a melhoria dos serviços de saúde, visto que as instituições regionais tem capacidade para atender muitas demandas, porém não conseguem dar acesso sem uma complementação financeira, bancada geralmente pelos municípios ou contratos paralelos, ou ainda, pelo Comaja. O mesmo acontece com urgências e emergências. A reorganização desta Região Botucaraí, conduzida pela 6ª CRS, tem como propósito construir e organizar uma região com serviços suficientes para atender todas as demandas, onde cada ente federativo cumprirá com sua responsabilidade, traçando rumos definidos e resolutivos. No entanto a presença do Estado é fundamental no financiamento e na parceria até que este território seja autossustentável. O ponto mais urgente dos municípios relaciona-se com a dificuldade na realização de cirurgias eletivas. A proposta do grupo é que o Estado entre com uma proposta de parceria e ofertas de tecnologias disponíveis para o atendimento ambulatorial. Nélvio Tonatto, secretário da Saúde de Soledade fez parte da mesa que conduziu os trabalhos ao secretário Ciro Simoni, que ouviu atentamente as lideranças, destacando que irá ler o ofício com as solicitações e tomar as providências que são viáveis. Prefeito Paulo Ricardo Cattaneo exaltou a importância desta união dos municípios para o desenvolvimento e fortalecimento da Saúde na Região. A Região de Saúde Botucaraí aguardará o contato do secretário Ciro Simoni, conhecedor das necessidades do Estado, para que haja investimentos nos pequenos hospitais e SUS para que a média e alta complexidade não sejam estranguladas com procedimentos que poderiam ser resolvidos nos municípios menores.