Saúde - Segunda-feira, 23 de Setembro de 2013

Homenagem a Cenair Maicá marcou os Festejos Farroupilhas em Soledade

No findar da tarde de quinta, dia 19 de setembro, no Rancho da Prefeitura Municipal de Soledade, ocorreu uma atividade organizada pelo Gabinete do Prefeito Cattaneo, da qual músicos homenagearam o saudoso Cenair Maicá. Cenair Maicá, foi um cantor e instrumentista brasileiro da música nativista, nascido em Tucunduva, possuía uma forte ligação cultural e afetiva com Soledade, onde se casou com Issara Batista, tendo filhos e residindo no Município nos anos 80. Conhecido por cantar a natureza e os índios, foi um dos quatro troncos missioneiros ao lado de Jaime Caetano Braun, Pedro Ortaça e Noel Guarany. Passou a maior parte de sua vida em Santo Ângelo, onde começou sua carreira musical com o irmão Adelque. Trabalhou com José Mendes e depois com Noel Guarany. Cenair gravou um compacto duplo e quatro LP, dois deles reeditados em CD. Aos 17 anos de idade, num acidente, perdeu um rim, o que veio, mais tarde a comprometer sua saúde e influenciar no seu prematuro falecimento, que ocorreu em janeiro de 1989, após sofrer transplante. Seus restos mortais encontram-se na cidade de Santo Ângelo, onde existe um memorial em sua homenagem na entrada do Cemitério Municipal. Os três músicos convidados para tocar o público presente foram os soledadenses Gerson Antunes e Paulo Guerra, que tocaram com Cenair, e Ivanhoé Ferreira, músico de Ijuí, que carregam o exemplo que a música pode ser um instrumento de transformação social e de engajamento nas causas do povo e do despertar da sensibilidade. Foram executados sucessos como Soledade não é mais Solidão, Canto dos Livres, Bolicho, Terra Vermelha, O Louco, Rio de Minha Infância, Puente Pessoa, dentre outros. Estavam presentes no evento, o Prefeito Cattaneo, o vice e secretário da Agricultura Roberto Coletti, acompanhado de sua esposa Claudete Fiorini Coletti e filhas, o chefe de Gabinete Alisson Ferronato dos Santos, o secretário da Assistência Social Lúcio Eugênio Bueno Dias, o secretário da Saúde, Nélvio Tonatto, a secretária da Fazenda e Fiscalização Adriana Faoro Teixeira e um variado público, que por conta das belas canções de Cenair participaram deste recital.