Saúde - Quinta-feira, 28 de Novembro de 2013

Novembro Azul tem aumento significativo na quantia de exames preventivos

A campanha abraçada pela Coordenadoria da Mulher e Liga de Combate ao Câncer de Soledade teve efeito positivo, visto que o aumento de exames preventivos na Secretaria da Saúde aumentou significativamente este mês de novembro segundo informações passadas para a gestora Jane Maria Ottoni. No desfecho do Novembro Azul, no final da tarde de quarta, dia 27 de novembro, integrantes da Liga, juntamente com a Coordenadoria da Mulher fizeram uma mateada no Largo da Matriz repassando informações sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.