Saúde - Sexta-feira, 13 de Junho de 2014

PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E  PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Na segunda-feira, dia 09, a nutricionista da SMECD, Izabella T. Falchetti ministrou palestra sobre alimentação saudável e prevenção de doenças para os Agentes de Saúde do Município de Soledade. Neste dia a nutricionista abordou a Transição Nutricional de nosso País, devido ao consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gordura e a baixa ingestão de frutas, legumes e verduras na alimentação da população. Em contrapartida a essa Transição Nutricional, enfatizou os benefícios do consumo de alimentos não industrializados e in natura no dia a dia das famílias. Falou também sobre os grupos alimentares e suas porções diárias para prevenção e combate de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como obesidade, hipertensão e Diabete Mellitus. Essas doenças acompanham assiduamente as pessoas que frequentam as unidades básicas de saúde e capacitar os Agentes de Saúde para que façam orientações sobre alimentação saudável nas famílias em que visitam é uma forma de prevenir que o número de pessoas acometidas por essas doenças cresça em nossa comunidade e que as que já são portadoras melhorem sua qualidade de vida a partir de hábitos saudáveis. Uma alimentação adequada e a prática de atividade física são fatores potenciais para a saúde de todos.