Saúde - Quinta-feira, 16 de Outubro de 2014

Coordenadoria da Mulher firma parceria com o Hospital Frei Clemente para o Outubro Rosa

Jane Maria Ottoni, gestora da Coordenadoria da Mulher de Soledade esteve no Hospital de Caridade Frei Clemente nesta manhã de quinta, dia 16 de outubro, com o propósito de firmar a parceria realizada desde o ano passado para o Outubro Rosa e na sequencia para o Novembro Azul no Município. A gestora da CDM Jane foi recebida pela presidenta do Hospital Maria Arlinda Daroit e as enfermeiras Roceli Brum Cattani e Teresinha de Oliveira Rodrigues. Trataram sobre formas de conscientizar a comunidade pela importância de diagnosticar precocemente o câncer de mama e maneiras de fazer o chamamento dos homens para o Novembro Azul. Câncer de mama Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.