Saúde - Quinta-feira, 16 de Outubro de 2014

Secretaria da Saúde convida mulheres para Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero

No dia 25 de outubro, das 8h às 11h e das 13h até às 16h30min a Secretaria da Saúde irá realizar a Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero. O foco da Campanha são mulheres em idade fértil e principalmente aquelas entre 25 a 64 anos. Os locais de ação serão as Unidades de Saúde nos bairros, Expedicionário, Ipiranga, Fontes, Missões, Primavera, São Bom Jesus e no SUS Central. Será sorteada entre as participantes de cada Unidade de Saúde uma cesta básica. Câncer do colo do útero O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano -  HPV. A infecção genital por este vírus é muito freqüente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame. É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada.