Saúde - Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Praça Central coberta de rosa em outubro

As atividades do Outubro Rosa seguem acontecendo no Município visando conscientizar as pessoas sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama. O Prefeito Cattaneo, acompanhando da gestora da Coordenadoria da Mulher Jane Maria Ottoni, esteve presente na Casa do Papai Noel, onde juntamente com Eloá Ruas Silveira, presidenta do COMDIM, e demais representantes da Liga de Combate ao Câncer estavam realizando panfletagem e venda de camisetas. Estas ações ocorrem de hoje, dia 21 até o dia 27 de outubro. Dia 25 de outubro em todas as Unidades de Saúde ocorrerá exame preventivo do colo de útero e anteriormente, no dia 23 de outubro será disponibilizado na Casa do Papai Noel agendamentos de mamografias para as mulheres na faixa etária de mais ou menos 50 anos ou com histórico de câncer na família. O encerramento oficial será no dia 27 de outubro com caminhada no Largo da Matriz e atividades físicas no Palco Jesus Marodin. Câncer de mama Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.