Saúde - Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

2ª Caminhada do Outubro Rosa está programada para segunda-feira

A Coordenadoria da Mulher juntamente com a Liga de Combate ao Câncer, COMDIM, Secretaria da Saúde, Secretaria da Assistência Social e Habitação, Emater, entre outras entidades do Município estão se preparando para a 2ª Caminhada do Outubro Rosa na Terra de Gente Preciosa que ocorre na próxima segunda, dia 27 de outubro, às 18h no Largo da Matriz. Esta mobilização vai além de conscientizar as pessoas sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama, ela representa também a luta pelo fim da violência contra a mulher, conforme a gestora da Coordenadoria da Mulher Jane Maria Ottoni frisa. Este ano as atividades que integraram o Outubro Rosa buscaram levar até as mulheres da comunidade mais instrumentos para garantir a elas o conhecimento sobre seus direitos, como os encontros promovidos pela Emater, Coordenadoria da Mulher e Polícia Civil, do qual tratou da Lei Maria da Penha nas localidades do Interior, juntamente com os assuntos abordados sobre o câncer de mama. As ações da saúde, não menos importantes, estão sendo realizadas, tanto nas Unidades de Saúde dos bairros, que no dia 25 de outubro estarão realizando exame preventivo do colo de útero e hoje, no dia 23 de outubro na Casa do Papai Noel as equipes da Secretaria da Saúde estão agendando mamografias para as mulheres na faixa etária de mais ou menos 50 anos ou com histórico de câncer na família. A 2ª Caminhada do Outubro Rosa, portanto, representa o empoderamento da mulher, que busca debates mais além do que somente sua saúde física, mas também luta por sua integridade mental, psicológica e seu espaço na comunidade como cidadã.