Saúde - Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2014

Unidades de Saúde agora contam com Sistema Informatizado

Na presença do Prefeito em exercício Roberto Coletti, do secretário da Saúde Nélvio Tonatto e do diretor do Departamento da Tecnologia da Informação José Giovanoni, a equipe da Saúde da Unidade do Bairro das Fontes receberam as orientações para a utilização do novo Sistema de Informação que foi implantado nas redes das unidades, o e-SUS. Conforme o diretor do Departamento de TI, José Giovanoni, o Sistema irá facilitar o atendimento nos postinhos evitando que os usuários e usuárias tenham que se deslocar até o SUS Central para acessarem seus exames, atendimentos de especializações, consultas, etc, permitindo que o paciente seja atendido em qualquer uma das Unidades através do Prontuário Eletrônico com seu histórico. O secretário Nélvio ainda destaca que os agentes e as agentes comunitários de Saúde terão acesso ao Sistema também, podendo agendar as visitas e os atendimentos nas Unidades de Saúde na própria casa do paciente. O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) refere-se numa estratégia do Departamento de Atenção Básica em nível nacional. Esta ação esta alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A médica Lixy Barrera Morales, a enfermeira Sabrina Quevedo, o dentista Fábio Rodrigues, e as agentes comunitárias de Saúde Karina Pancotte e Fabiane Neves Santos aprovaram o Sistema.