Educação - Segunda-feira, 13 de Julho de 2015

Conferência Municipal da Saúde teve grande presença de público

Com o tema “Saúde Pública de qualidade para atender bem as pessoas, direito do povo brasileiro”, a IX Conferência Municipal da Saúde, ocorrida na sexta, dia 10 de julho, no Auditório Ivo José Stein, lotou o local com profissionais da área, onde participaram da mesa de abertura, juntamente com o secretário da Saúde Nélvio Tonatto, o Prefeito Cattaneo, o vice-prefeito Roberto Coletti e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilmar Rodrigues. Quatro eixos foram trabalhados, a partir da palestrante da Conferência, Sonimari Auler, enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde, e dos facilitadores (a), Jair Spíndola, diretor do 28° Núcleo do Cpers, Silvana Lupatini e Maria Antônia Pasin, psicólogas e Nélvio Tonatto, gestor público e secretário da Saúde. Os 4 eixos eram: Acesso, equidade e integralidade para cuidar bem das pessoas; Financiamento Público e relação público X privado; Participação Social e a representatividade do controle social do SUS e Gestão do trabalho e da educação na saúde. Cada grupo debateu a apresentou suas propostas que serão levadas através dos delegados (a) para a Conferência Estadual. Entre a comissão eleita ficaram 4 usuários e usuárias do SUS, 2 gestores (a) públicos e 2 trabalhadores (a) em saúde, totalizando 8 delegados (a) e 8 suplentes. A 7ª Conferência Estadual da Saúde ocorre em Porto Alegre, no Auditório Araújo Viana, de 18 a 20 de setembro, com o mesmo tema da Municipal.