Educação - Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024

Formação Continuada marca o início do ano letivo em Soledade

Professores e funcionários do Sistema Municipal de Ensino participam de atividades formativas ao longo desta semana

Como já é tradicional no Sistema Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) promove a Formação Continuada. Na manhã desta quinta-feira, 15/2, no auditório do Centro Cultural, aconteceu a abertura oficial do ano letivo 2024, com a participação de professores e funcionários das escolas municipais.

Neste ano, o tema abordado é “Educação integral e sistêmica: princípios, fundamentos e metodologias”. As atividades formativas estão sendo conduzidas pelas pesquisadoras Giulia Luz Garuzi e Heloísa Martins Proença, do Centro de Referências em Educação Integral, do Instituto Aprendiz, de São Paulo, e pelo Grupo Dinamizador da SMECD.

A prefeita Marilda Borges Corbelini destaca que o processo educativo é desafiador. “Por isso, entendemos que momentos como este são essenciais e importantíssimos para que estejamos preparados para oferecer o melhor aos nossos alunos. Que tenhamos um ano letivo bastante proveitoso, com muitas perspectivas e alegrias”, assinala.

Silvia Carneiro, secretária de Educação, pontua que o compromisso da SMECD é colaborar na construção do conhecimento compartilhado e na valorização dos profissionais da educação. “Acreditamos que uma educação integral com base em princípios de colaboração e diálogo é fundamental para assegurar o pleno desenvolvimento dos sujeitos envolvidos”, assegura.

O cronograma da Formação Continuada teve início na quarta-feira (14) e segue até sexta (16). Os aproximadamente 2,5 mil alunos matriculados no Sistema Municipal de Ensino retornam as atividades letivas na próxima segunda-feira, dia 19/2, nas 18 Escolas Municipais de Soledade.