Educação - Terça-feira, 11 de Agosto de 2015

Assembleia do CODETER Território Vale do Rio Pardo ocorreu em Soledade

Realizou-se na última sexta, dia 7 de agosto no Auditório do Sicredi Botucaraí, uma assembleia do CODETER Território Vale do Rio Pardo. Com a participação do vice-prefeito Roberto Coletti, prefeito de Mormaço e presidente da Amasbi, Luiz Carlos Marchado, vice-prefeito de Gramado Xavier, Zeca Lemos, diretor da UPF Soledade, professor Idioney Oliveira Vieira, presidente do STR, Alessandro Gasperin, secretários da Agricultura da Região do Rio Pardo e Botucaraí e demais integrantes de entidades e órgãos do Município. O Núcleo formado por diversos membros trata da implantação de ações no território de identidade do Vale do Rio Pardo. O Codeter é um dos 18 territórios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Sul, e é constituído por 30 municípios das regiões do Vale do Rio Pardo e do Alto da Serra do Botucaraí. Seu objetivo é promover e apoiar as iniciativas da sociedade civil e dos poderes públicos nele presentes, visando seu desenvolvimento sustentável, com redução das desigualdades regionais e sociais e integração das dinâmicas territoriais ao processo de desenvolvimento nacional. Os assuntos tratados na reunião foram à reformulação e legitimação do Núcleo Técnico e do Núcleo Diretivo; PROINF/2015 (levantamento de demandas para elaboração de projetos); Criação e composição das Câmaras Técnicas ou Comitês Setoriais; e demais interesses do grupo. Na oportunidade, componentes da Uergs, que realizam assessoria Técnica ao Núcleo, apresentaram o projeto de extensão para a região e para a futura gestão do Território de Identidade do Vale do Rio Pardo, uma vez que auxiliará na elaboração, na implantação e no acompanhamento do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS). Foi acordado ainda que, haverá a possibilidade da retomada do Território da Erva Mate e Pinhão, do qual Soledade e demais cidades do Alto da Serra do Botucaraí fariam parte. Esta pauta será abordada novamente em nova reunião que irá se realizar após a Expointer.