Educação - Quarta-feira, 07 de Outubro de 2015

Secretaria da Saúde ministra palestra para estudantes do Ensino Médio

Na última quinta, dia 1º de outubro, a Secretaria da Saúde esteve ministrando uma palestra na I.E.E. Maurício Cardoso, com as turmas de 1º e 3 ano. O secretário Nélvio Tonatto aclarou para os estudantes o funcionamento e desafios do SUS e programas da rede, incluindo o Mais Médicos. De acordo com Nélvio, o esclarecimento sobre o SUS aos jovens é relevante devido ao fato de que mesmo não sabendo, usamos o Sistema. Segundo o secretário, mesmo com todos os problemas do SUS, em pouquíssimos países do mundo qualquer pessoa tem direito de ser atendida numa unidade de saúde sem pagar nada por isso. O SUS é utilizado quando se vai na padaria, inspecionada pela vigilância sanitária. Quando se compra um medicamento na farmácia, um cosmético ou um desinfetante. Quando os agentes de saúde inspecionam residências para prevenir a dengue. O SUS não aparece quando controla o preço e a cobertura do plano de saúde particular. Você usará o SUS se porventura se acidentar no trânsito e for resgatada pelo SAMU ou pelos bombeiros. Você usará o SUS se porventura tiver AIDS, Hepatite ou qualquer DST. Você usa o SUS que está tentando prevenir que você fique doente, através de diversas ações de promoção e prevenção da saúde. Você usa o SUS quando o plano de saúde não cobre o medicamento ou o tratamento caro e você vai parar no serviço público de saúde. Ele finalizou aos alunos e alunas dizendo que o SUS tem falhas, visto que prover saúde a toda população é um desafio imenso. Sim, faltam hospitais, leitos, médicos, servidores, há casos de violência no atendimento, porém hoje temos muito, muito mais do que já tivemos. E precisamos da participação de toda sociedade para melhorar.