.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Seg à sex - 8:00 às 11:30 e 13:00 às 17:30.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 01 de Junho de 2012

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Lixo: MGO presta serviços de coleta em Soledade

Lixo: MGO presta serviços de coleta em Soledade


Lixo: MGO presta serviços de coleta em Soledade

Após oito meses do lançamento do processo de licitação para o recolhimento do lixo urbano e comercial em Soledade, novo contrato foi assinado. O investimento mensal do Município é superior a R$ 100 mil, com déficit na ordem de 50% em relação ao valor arrecadado. Já está operando, sob vigência do novo contrato, a empresa vencedora da licitação realizada pela Prefeitura para efetuar a coleta, transporte e destinação final do lixo em Soledade. A empresa MGO Soluções Ambientais Ltda, de Mormaço, que já vinha trabalhando neste sentido, em caráter temporário, foi a escolhida em processo licitatório.  De acordo com o presidente da Comissão de Licitações da Prefeitura, Jorge Ruschel, o processo reuniu 993 páginas, até apontar o ganhador. “Participaram as empresas MGO Soluções Ambientais Ltda (Mormaço), Eco Verde Prestação de Serviços Ltda (Vila Maria) e Engesa Engenharia e Saneamento Ambiental Ltda, de Porto Alegre. Houve processos recursais para serem cumpridos, algumas organizações foram inabilitadas por problemas documentais, e, por fim, chegou-se ao resultado final” - disse. De acordo com Ruschel, o investimento anual para o recolhimento do lixo nesta nova licitação é de R$ 1.231.060,92, o que corresponde a R$ 102.588,4 por mês. “Levando-se em conta que hoje o Município arrecada em torno de R$ 560 mil/anuais de taxas de recolhimento de lixo, o déficit a ser bancado pelos cofres da Municipalidade será superior a 50%. Lembro que o aumento no valor se deve às novas exigências ambientais, trabalhistas e de segurança do trabalho” – disse Jorge.Especificações do contrato Com o objetivo de regular e organizar o serviço de recolhimento do lixo soledadense, algumas condutas foram estabelecidas. Entre elas, os resíduos recolhidos deverão ser transportados até um aterro sanitário licenciado, uma vez que no Município não há este tipo de serviço. De acordo com a sócia administrativa da MGO, Marciane dos Santos, os detritos são levados a Mormaço e lá é realizada a triagem da parte reciclável, bem como o rejeito. Ou seja, a parte orgânica é encaminhada para Minas do Leão” - explicou.  As equipes de coleta serão compostas por um motorista e três coletores para cada veículo. Deverão ser recolhidos todos os resíduos sólidos que estejam dispostos para a coleta, atendendo as seguintes condições: dispostos no passeio público fronteiro ao imóvel gerador; dispostos na área de recuo para ajardinamento dos imóveis, desde que não estejam a uma distância superior a 5m do alinhamento do terreno, e que tenha o acesso seguro e desobstruído; colocados em lixeiras abertas e ventiladas; resíduos soltos que tenham sido depositados em passeio público pela ação de catadores ou animais sobre o material existente para a coleta; os detritos que eventualmente caírem dos sacos plásticos ou recipientes, durante a execução do serviço, devem ser recolhidos imediatamente, não podendo permanecer na via pública.  Conforme a diretora do Departamento Municipal do Meio Ambiente, Maristela Pederiva, o recolhimento dos desperdícios se dará direto do seu local de disposição para o interior do compartimento de carga do veículo. “Não é permitido o amontoamento de resíduos de diversos imóveis em único ponto, para posterior carregamento” - observa.A empresa contratada deverá manter um programa de manutenção preventiva-corretiva periódica de veículos e equipamentos usados, garantindo o correto funcionamento. Para a execução do trabalho e o transporte de resíduos sólidos urbanos domiciliares, deverão ter disponíveis dois caminhões dotados de equipamentos coletores compactadores de resíduos (coleta traseira). A idade média da frota (veículo e compactador) durante a execução não deverá ser superior a 5 anos, sendo que nenhum veículo e compactador deverão ter período de uso superior a 8 anos. “A empresa também está comprometida a disponibilizar um veículo extra, no prazo máximo de seis horas, em caso de ocorrências de qualquer tipo que deixem o carro inoperante” - destacou Maristela.A MGO Soluções Ambientais em números:- São 12 trabalhadores que atuam em Soledade- A empresa dispõe de 2 veículos, ano 2012, para o serviço no Município- Aproximadamente 10 toneladas é a quantidade diária de lixo recolhido em Soledade- Criada em 2007, a MGO atua no ramo de coleta, triagem e destinação final do lixo- A empresa presta serviços em 10 municípios do Estado SERVIÇOA coleta dos resíduos sólidos será efetuada em todas as vias públicas de Soledade, sendo que o serviço diário (de segunda a sábado) é efetuado na área central; às segundas, quartas e sextas-feiras, nos bairros Expedicionário, Missões e Botucaraí; às terças, quintas e sábados, nos bairros Ipiranga, Fontes e Farroupilha. Na zona rural, ocorre uma vez ao mês. 

443 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Soledade - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.