Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 03 de Julho de 2013

Soledade sedia a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

A 2ª CNDRSS- Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, acontece em Soledade, na quarta, dia 3 de julho, no Centro Cultural, com abertura prevista para às 9h. Ela ocorre através de uma Comissão Executiva, composta por diversas Entidades, entre elas as DFDA-RS, INCRA-RS, SDR, EMATER, SEAPA, FAMURS, UNIPAMPA, FETAG, FETRAF, MST, MPA e Rede dos Colegiados e o Território Vale do Rio Pardo. O princípio da Conferência é a efetividade de seus resultados, de forma que cada conferência territorial, intermunicipal, municipal e estadual encaminhará propostas para a elaboração de planos de desenvolvimento para o nível em que se realiza. As propostas subsidiarão a qualificação, revisão e atualização dos planos existentes e, em especial, dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável – PTDRS nos territórios rurais, após a realização das conferências. As conferências territoriais, intermunicipais, municipais e estaduais têm como objetivos específicos debater questões estratégicas dos territórios, dos municípios e dos estados, relacionadas com o desenvolvimento rural sustentável e solidário e com os eixos da conferência. Esta Conferência Nacional tem como tema geral, “Por um Brasil Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer”, do qual compete sete eixos temáticos, que são: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar; Reforma Agrária e Democratização do Acesso à Terra e aos Recursos Naturais;  Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida; Gestão e Participação Social; Autonomia das Mulheres Rurais; Autonomia e Emancipação da Juventude Rural e Promoção do Etnodesenvolvimento. Participarão do evento, além da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do Município, outras entidades já anteriormente citadas, pertencentes ao Botucaraí, Vale do Rio Pardo e demais regiões do Estado. Representantes do Ministério do Desenvolvimento Rural e de secretarias do Estado ligadas ao tema também estarão presentes. O local do evento foi acordado em reunião ocorrida na Emater/RS-Ascar no mês anterior.