Obras - Segunda-feira, 23 de Maio de 2016

Inaugurado oficialmente Museu da Pedra em Soledade

Após um grande trabalho desenvolvido por diversos membros da sociedade e Poder Público, está oficialmente inaugurado o Museu da Pedra e Mineralogia Egisto Dal Santo, localizado no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, na última sexta-feira, 20/05. A cerimônia de inauguração teve a presença do ex-Deputado Federal Vilson Covatti, que na época, viabilizou a verba para o início das obras. O Prefeito Cattaneo, durante pronunciamento, agradeceu o empenho dos funcionários da Administração para a realização desta conquista, que beneficiará a comunidade local, e irá tornar Soledade em mais um aspecto, referência no turismo. As empresas do setor pedrista de Soledade também tiveram papel fundamental, já que contribuíram com doações para o Museu. Segundo Mara Muniz, representante da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, e que também esteve à frente do processo, o trabalho foi constituído em três etapas. A primeira foi à busca de informações, misturada com o desejo de realizar, denominado garimpo. A segunda etapa foi constituída pela organização das informações, resumos, pesquisas científicas e geológicas para a transformação em conhecimento. E por fim, a pedra preciosa contada através da exposição, trazendo suas propriedades físicas, químicas e ópticas, diferentes entre si, mas com características únicas, cada uma com seu formato, sua gema e seu minério. O valor total da obra é de R$ 1.156.487,78, com investimento do Ministério do Turismo de R$ 975.000,00 e contrapartida do município de R$ 181.487,00. Encerrando o ato de inauguração, um grande coquetel foi servido aos convidados e público em geral, que acompanharam a cerimônia do evento.