Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2018

BRF ANUNCIA POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE UNIDADE EM SOLEDADE

A iniciativa do prefeito Paulo Cattaneo e da vice-prefeita Marilda , na busca de potenciais investidores, em Soledade, está dando resultados positivos. Na noite de terça-feira(06), uma reunião na prefeitura municipal, marcou a apresentação do projeto para uma possível instalação de uma unidade de suínos da multinacional BRF em Soledade. O encontro foi realizado sob a coordenação do prefeito Cattaneo, e contou com a presença da vice-prefeita e secretária da SEMICT, Marilda Borges Corbelini,do secretário da Agricultura Pecuária e Meio Ambiente, José Peres, Presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Rodrigues da Silva, e de representantes da empresa, de um investidor, além de lideranças locais. Embora tenha sido agora exposto à comunidade, o projeto vem sendo discutido há cerca de dois anos. A ideia é instalar uma unidade modal, do projeto de produção de leitões desmamados, inicialmente, o módulo padrão teria 1. 500 matrizes, com produção prevista de 45 mil leitões produzidos por ano. Para que o projeto possa ser colocado em prática, o investimento inicial é de R$ 7,5 milhões. A BRF já tem um investidor parceiro para execução do projeto, que inclusive já trabalhou na empresa. Franco Luiz Lagemann, explicou que o ponto de partida para a concretização do projeto é encontrar uma área onde o investimento possa ser construído. Para isto, já foram visitados alguns lotes, e o terreno com maior potencial neste momento, é uma área nas margens da BR-386, que é de propriedade do Sindicato Rural. “Entretanto como há algumas questões a serem avaliadas, especialmente ambientais, fizemos esse encontro para levar a comunidade nosso interesse,e aguardamos uma posição dos dirigentes do STR, no entanto, estamos à disposição também para conversar com outros proprietários rurais para negociações” relatou Franco. O responsável pela área de expansão, Gilberto de Miranda, bem como o veterinário responsável pela unidade de Marau, Daniel Augusto Meier, enfocaram que Soledade passou a ser uma das prioridades de expansão da empresa em função do convite feito pelo prefeito Paulo Cattaneo, para a BRF se instalar em nosso Município, também por questões logísticas, distância da unidade de Lajeado, localização geográfica e excelente entroncamento rodoviário. “Por diversos fatores, o momento é de Soledade, os olhares dos investidores estão voltados pra cá e queremos viabilizar o projeto ainda este ano”, destacou Gilberto. A empresa tem como meta criar condições que atendam alguns parâmetros de bem-estar animal, o que seria o modelo a ser instalado em Soledade. A BRF é uma das maiores companhias de alimentos do mundo, com mais de 30 marcas em seu portfólio, entre elas, Sadia, Perdigão, Qualy, Paty, Dánica, Bocatti e Vienissima. Seus produtos são comercializados em mais de 150 países, nos cinco continentes. Mais de 100 mil funcionários trabalham na companhia, que mantém mais de 50 fábricas em oito países.