Com a aproximação da data de Finados, foi intensificada as inspeções no Cemitério Municipal. Nos últimos dias, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) estiveram no local com o objetivo de eliminar focos de água parada, locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O cemitério tem sido ponto prioritário nessa mobilização pontual, pois vasos e recipientes decorativos frequentemente acumulam água, formando ambientes favoráveis ao mosquito. Durante as inspeções, os ACE têm atuado na eliminação de possíveis focos e na aplicação de adulticidas para impedir a proliferação de insetos adultos.
Cássia Camargo, enfermeira responsável pela coordenação da Vigilância em Saúde, pontua que neste sábado (2), será realizada uma ação focada na orientação à população. “Serão dadas instruções sobre como evitar criadouros do mosquito em áreas residenciais e comerciais. Queremos conscientizar a comunidade sobre o papel de cada cidadão na prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, pontua.
Essa mobilização reforça a importância da vigilância contínua e da atuação conjunta entre poder público e população para reduzir os índices de contaminação e contribuir para um ambiente mais saudável e seguro para todos. Do mesmo modo, fortalecer o engajamento de todos na luta contra a dengue.
Soledade