Investimentos na infraestrutura hídrica e de saneamento foram pautas de uma reunião entre o Poder Público e representantes da Corsan/AEGEA. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5/6, e contou com a participação do gerente institucional da região Planalto, Aldomir Santi, e da nova gestora da Corsan de Soledade, Beatriz Souza, que também é coordenadora de operações.
A Corsan/AEGEA se comprometeu a perfurar seis novos poços artesianos para atender às comunidades do interior. Três poços serão perfurados ainda este ano, na Raia da Pedra, Passo dos Loureiros e Espraiado, e para o próximo ano outros três, atendendo a Linha Curuçu, São Gabriel e São Tomé/São Paulo. O Município será responsável pela ligação das redes de distribuição de água.
“Os poços existentes não estão dando conta do consumo atual, por isso a necessidade de perfurar mais. Com isso, temos a expectativa de que não falte mais água”, afirmou Maristela Pederiva, representante da Secretaria da Agricultura, destacando a importância desses investimentos para suprir demandas pontuais de abastecimento nas comunidades rurais.
Também foi discutida a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta no Loteamento Parque dos Mineiros (Zanette), localizado na entrada do município. A administração municipal ficará responsável pela instalação de toda a tubulação necessária, enquanto a Corsan/AEGEA será responsável pela operação da ETE. A previsão é que essas obras sejam concluídas até dezembro deste ano.
Soledade