Soledade é uma das 118 cidades gaúchas que vão realizar ações para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Neste sábado, 19/8, a partir das 14h, no Memorial da Tradição, junto ao Palco Jesus Marodin, haverá mateada com uma roda de conversa sobre a erva-mate, que é o primeiro patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul.
De acordo com Mara Muniz, foram convidados os alunos da Escola Municipal Anselmo Primmaz para falarem sobre o assunto, destacando sua importância social, cultural e econômica. Também, o espaço estará aberto para apresentações artísticas e culturais. “É um momento para a comunidade soledadense participar, todos são convidados”, acrescenta.
Ela salienta que o maior patrimônio de uma pessoa são os seus saberes, fazeres, as tradições, o folclore, sua maneira de ser. “A nossa identidade é que forma e faz ser um patrimônio. Inclusive, o maior patrimônio de um lugar é seu povo, sua história e sua trajetória”, finaliza.
Em todo o Estado, são mais de 270 atividades e a mobilização é coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac). Neste ano, o tema é “Cultura e Cidadania”, que visa destacar a diversidade cultural dos municípios gaúchos, a participação cidadã e o direito de acesso às manifestações.
Soledade