Sociedade Botucaraí Pró-Cultura apresenta projeto para o Prefeito Cattaneo
Administração - Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

O Projeto “A Cultura Como Instrumento de transformação social”, da Sociedade Botucaraí Pró-Cultura foi contemplado com R$ 180 mil reais pelo Governo do Estado em 2013 e transformou Soledade no primeiro lugar da Região a ter um Ponto de Cultura.
Com vistas nisso, o presidente da Sociedade Botucaraí Pró-Cultura, Cosmo Ongaratto, acompanhado do oficineiro de teatro Pablo Vaz e do colaborador Lúcio Eugênio Bueno Dias, esteve no Gabinete do Prefeito Cattaneo, no final da tarde de quarta, dia 17 de dezembro, a fim de expor o início do Projeto para o Ponto de Cultura Botucaraí.
Conforme o Projeto, serão diversas oficinas que a Sociedade Botucaraí Pró-Cultura irá ministrar durante três anos nos bairros de Soledade, tanto na zona rural quanto na zona urbana.
O Prefeito Cattaneo ratificou o apoio da Administração Municipal para o desenvolvimento da Cultura e das atividades que a Sociedade Botucaraí está propondo em seu Projeto, que vem de encontro às políticas sociais adotadas pela atual Gestão.
O Projeto será divulgado pela Sociedade Botucaraí Pró-Cultura na íntegra para a Imprensa em janeiro de 2015.
Pontos de Cultura
Os editais são produto do convênio firmado entre Secretaria de Cultura do RS (Sedac), por meio da Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural (DCDC), e Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), no âmbito do Programa Cultura Viva. O total de recursos investidos neste convênio é de mais de R$ 18,13 milhões, contemplando grupos culturais da sociedade civil. Os editais da Rede RS de Pontos de Cultura representam o maior volume de recursos investidos em cidadania e diversidade cultural em toda a história do estado. No total, serão selecionados 160 projetos culturais.
São diretrizes fundamentais do programa - e exigência para ingresso na Rede - a gestão participativa, a educação popular, a comunicação comunitária, a economia solidária, a cultura digital, a sustentabilidade ambiental e os Direitos Humanos. Além destas dimensões, a Rede RS de Pontos de Cultura terá como objetivos a promoção da diversidade cultural, o empoderamento, o protagonismo, a autonomia, a articulação em rede (produção colaborativa, compartilhamento de saberes e gestão compartilhada entre sociedade civil e poder público).
Depois de selecionados, os Pontos de Cultura contarão com inúmeras ações de apoio e acompanhamento, como a realização de seminários anuais de qualificação em gestão cultural, oficinas temáticas, prêmios de incentivo ao compartilhamento de tecnologias sociais inovadoras, equipe de assessoramento, uma van contando com equipamentos digitais, audiovisuais e de som, a publicação de cartilhas, revistas, portal virtual, além da realização de encontros de intercâmbio, articulação e mostra de produtos.
Projetos Selecionados – Região Produção/ Médio Alto Uruguai/ Rio da Várzea/ Botucaraí
Ronda Alta - Instituto Kanhgág “Centro Cultural Kanhgág Jãre”
Nonoai Associação Indígena Aldeia Sede do Posto de Nonoai “Kanhgág Ty Jagne Mré Kanhrãn Rãn (Índio Ensinado Índio)”
Coxilha - Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual – INBRAPI “Ponto de Cultura Som dos Maracás”
Nonoai - Apae Nonoai “Limite! É Coisa que Não Existe”
Carazinho Sociedade Beneficente Ili Ase Alafim Oba Aganjú Jetoiká “Tambores da Igualdade”
Soledade - Sociedade Botucaraí Pro-Cultura “A Cultura Como Instrumento de transformação social”