Parceria entre entidades apresenta projeto que transforma resíduos da mineração em artefato de concreto e remineralizador de solo
Educação - Quarta-feira, 04 de Março de 2015

No final da tarde de segunda, dia 2 de março, representantes de entidades do Município reuniram-se no Salão Nobre da Prefeitura Municipal a fim de apresentarem a síntese de um plano de trabalho do qual transforma resíduos da mineração em artefato de concreto e remineralizador de solo.
O Convênio com a Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado com o Polo de Inovação e Tecnológica do Alto da Serra do Botucaraí tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento regional através da geração de novos processos e produtos tecnológicos, tendo como matéria prima os resíduos da indústria extratora e do beneficiamento de pedras preciosas na região do Botucaraí.
O custo geral do projeto será de R$ 1.209.263,86, e o desembolso dos recursos da SCIT serão realizados em uma única parcela.
De acordo com a secretária da Semict, Marilda Borges Corbelini, entre as metas do programa esta a realização de cursos e oficinas sobre o uso de resíduos sólidos para a remineralização de solos e seu impacto, produção de artefatos de concreto e educação sanitária e socioambiental.
O Prefeito Cattaneo acredita que este projeto consolida o CTPedras como centro de referência e excelência técnico- científica na formação de pessoas.
Estavam presentes, além do Prefeito Cattaneo e da secretária da Semict Marilda Borges Corbelini, o gestor do CTPedras e coordenador do Projeto Maciel Donato, O presidente do Corede Botucaraí Idioney de Oliveira Vieira, Jacqueline Mallmann do Sindipedras, representantes do APL da APPESOL e da Universidade de Passo Fundo.