Departamento de Tecnologia de Informação reduz custos com o uso da tecnologia
Obras - Terça-feira, 19 de Dezembro de 2017

O Departamento de Informática do Município de Soledade, criado em 2013, consolida mais um ano de atendimento a população soledadenses com a redução de custos no Poder Executivo, através do uso da tecnologia.
A equipe do T.I da Prefeitura Municipal é formada pelo Diretor José Giovanoni Neto, João Lucas Goergen Técnico em Informática, Bruno Duara Auxiliar de Informática, Gabriel Trindade Auxiliar de Desenvolvimento e Gabriel Roggia Técnico em Informática.
Segundo os dados estatísticos gerais dos sistemas digitais desenvolvidos internamente, entre o período de 01/01/2017 e 14/12/2017, as informações obtidas foram as seguintes:
O relatório oficial encontra-se em https://www.soledade.rs.gov.br/publicacoes/publicacao/dados-estatisticos-2017-n-01-122017/6472
Quanto ao website (www.soledade.rs.gov.br), os números são:
* 365.606 - visualizações de páginas no website oficial de Soledade;
* 50% - visitas recorrentes (usuários que voltam a usar o website);
* 70.701 - usuários distintos utilizaram o webstite;
* 264.606 - visitas únicas;
As páginas mais vistas foram:
* Página principal (site);
* Página de licitações;
* Página de publicações oficiais;
* Página de publicações oficiais, interesse por “edital”;
* Página de transparência de servidores;
* Página de notícias;
* Página de horários de atendimento e local de secretarias;
* Página de contato direto pelo website;
Quanto aos sistemas internos, observa-se:
*ITBI online: 800 registros
*Publicações Oficiais (cumulativo): 4.706 disponíveis;
*Protocolos (cumulativo): 9.644 disponíveis;
*Requisição de Compras: 1.193 em 3 meses de uso;
*Agendamentos do SUS, para fora de Soledade (cumulativo): 4.019;
*Agendamentos do SUS, em Soledade (cumulativo): 13.287;
*Agendamentos diretos com o prefeito: 400 em 6 meses de uso;
*Pessoas cadastradas em sistemas internos: 21.622;
*Cemitério: 164 transações registradas em 2 meses de uso;
*Contratos abertos (ainda abertos): 207;
*Diárias recebidas: 429;
*Alunos cadastrados: 1964 em 1 mês de uso;
*Perguntas frequentes: 16;
*Catálogo de Medicamentos disponíveis: 201;
*Dispensação de medicamentos para pessoas: 26.506;
*Abastecimentos de veículos: 4.443 registros;
*Acessos restritos aos sistemas internos: 14.611;
*Atendimentos da Informática: 643 em 3 meses de uso;
*Atendimentos da Agricultura: 784 registros;
*Atendimentos do Obras: 2.599 fechados e 995 em abertos;
Quanto aos itens secundários relacionados à Informática:
*349,6 GB de informações em nosso servidor web;
*57 base de dados diversas;
*9.522 Mensagens de texto enviadas;
*27.708 contra cheques disponíveis para os servidores;
*7.793 registros de ponto eletrônico importados;
*1.593 registros de ponto eletrônico justificados;
*556 notícias disponíveis;
*411 pessoas cadastradas no “espaço cidadão”;
*16.293 livros disponíveis;
*1 reconhecimento internacional do setor de tecnologia;
*72 e-mails criados e geridos;
*62.599 arquivos criados, formando toda estrutura de códigos dos sistemas;
*Milhões de linhas de códigos ao todo;
Quanto aos serviços que não estão sendo utilizados no momento:
* Sistema do Conselho Tutelar. Utizando-se criptografia ponta-a-ponta para garantir sigilo. Não está sendo utilizado por motivos desconhecidos;
* Sistema de gestão Jurídico. Não está sendo utilizado por conta de melhorias internas ainda não realizadas;
* Sistema de Ferias. Não está sendo utilizado pois será embutido em uma versão mais recente do sistema de administração;
* Sistema de administração. Lançamento para 2018;
Quanto aos serviços que serão construídos:
*Sistema de Educação: está em fase de implantação, 42% concluídos, permitirá a gestão completa de escolas do município;
*Sistema de atendimentos locais: 90% concluído. Permitirá o registro de atendimentos, protocolados ou não;
*Arquivo Digital: 0% concluído. Permitira a troca e armazenamento mais rápido e economia de impressão;
*Almoxarifado: 0% concluído. Permitirá a gestão descentralizada de produtos da prefeitura;
*Transparência de Convênios: 0% concluído. Permitirá a melhoria na prestação de contas dos convênios;