Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 25/9, na Câmara de Vereadores, onde foram debatidas políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos
Com o tema “Cuidar da Primeira Infância é investir no futuro”, a Prefeitura de Soledade, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu a I Conferência Municipal da Primeira Infância. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 25/9, na Câmara de Vereadores, onde foram debatidas políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos.
O encontro teve apresentações artísticas do maternal II A da EMEI Ledina Judith Grisa Gradaschi e da pré-escola da EMEF Dr. José Atílio Vera. Os alunos encantaram os participantes e destacaram a importância do brincar e da criatividade no desenvolvimento das crianças.
Durante as falas de abertura, as autoridades ressaltaram o compromisso do Município em garantir políticas intersetoriais que assegurem os direitos das crianças. O prefeito Paulo Cattaneo destacou que “investir na primeira infância é investir no futuro de toda a sociedade, pois é neste período que se formam as bases do desenvolvimento humano”, pontuou.
A programação contou ainda com a participação da psicóloga Schaiane Ribeiro, que abordou os impactos dos estímulos recebidos na infância para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual, e da promotora de Justiça Dra. Ana Maria Dal Moro Maito, que trouxe reflexões sobre os direitos das crianças e adolescentes.
Um dos momentos centrais do evento foi a apresentação do Plano da Primeira Infância de Soledade, instrumento estratégico que orientará as ações do poder público em áreas fundamentais como saúde, educação, assistência social, direito ao brincar e ao espaço urbano.
O documento foi elaborado de forma intersetorial e prevê ações como atenção pré-natal, combate à desnutrição e à obesidade infantil, fortalecimento da educação infantil, proteção social às famílias, enfrentamento às violências contra crianças e incentivo à educação ambiental.
O encerramento da Conferência foi marcado pela exibição de um vídeo produzido com crianças do município, simbolizando o compromisso coletivo de Soledade com a construção de um futuro mais justo, humano e acolhedor.
Segundo a diretora-geral da SMEC, Silvete Teichmann Gheller, a realização da Conferência é um marco para o Município. “Estamos plantando sementes importantes para que nossas crianças cresçam em um ambiente de cuidado, respeito e oportunidades, sendo protagonistas de suas próprias histórias”, finalizou.
.
.
.
.