Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Iniciativa aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20/5, quando equipes percorreram as principais áreas do centro da cidade
Em uma ação coordenada pela Secretaria de Assistência Social, com a participação e apoio da Secretaria da Saúde, Brigada Militar, Polícia Civil, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e CAPS, buscou retirar moradores das ruas de Soledade. A iniciativa aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20/5, e objetivou não apenas garantir a segurança e a ordem pública, mas também oferecer suporte e alternativas de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade.
As equipes percorreram as principais áreas do centro da cidade, abordando moradores em situação de rua. O contato foi realizado de forma humanizada, com o intuito de entender as necessidades individuais de cada pessoa e oferecer os serviços necessários.
As ações foram planejadas para garantir que os direitos dos cidadãos fossem respeitados e que todos recebessem o devido encaminhamento. “O CREAS faz abordagens toda a semana, na tentativa de oferecer apoio a eles, mas muitas vezes não é aceita. Tivemos uma reunião com as forças de segurança, Defensoria Pública e judiciário, quando então planejamos esta ação”, afirma o secretário adjunto Evandro Dreyer Albuquerque.
A prefeita Marilda Borges Corbelini pontua que o objetivo principal é proporcionar um atendimento digno e ajudar essas pessoas a saírem da condição de vulnerabilidade em que se encontram. “Não podemos obrigá-los a saírem das ruas, mas podemos ofertar acesso à saúde, assistência e trabalho. Vai do interesse do cidadão em querer esta ajuda”, assinala.
Durante a operação, a Brigada Militar fez a conferência da documentação e se havia algum antecedente criminal. Já a equipe da saúde, falou sobre o acesso aos serviços ofertados pelo SUS, enquanto a Assistência Social e CREAS ofereceram suporte quanto ao retorno aos seus municípios de origem ou internação àqueles que fazem uso de entorpecentes e bebida alcoólica.
Esta operação faz parte de um plano maior da Prefeitura de Soledade para lidar com a questão da vulnerabilidade social. “Como resultado desta ação, um dos moradores aceitou auxílio para retornar ao seu município de origem. Na última semana, também conseguimos encaminhar outros dois cidadãos para uma casa de apoio, a Cresol, aqui em Soledade”, informa Evandro.
A operação conjunta em Soledade demonstra um esforço colaborativo entre as forças de segurança e os serviços sociais, buscando não só manter a ordem pública, mas também promover a dignidade e a cidadania. “Nossa principal preocupação é o frio que se aproxima. Trabalharemos incansavelmente em conjunto com a Brigada Militar e Polícia Civil para garantir a segurança pública e dignidade de todos”, conclui Marilda.
.
.
.
.