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Administração - Segunda-feira, 22 de Julho de 2013

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Soledade presente em audiência da Ferrosul em Passo Fundo

Soledade presente em audiência da Ferrosul em Passo Fundo


Soledade presente em audiência da Ferrosul em Passo Fundo

Na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, na segunda, dia 15, ocorreu mais uma audiência pública sobre a Ferrovia Norte Sul, presidida pelo deputado estadual Raul Carrion- PCdoB, com a participação de representantes da Valec e STE, além de lideranças regionais e estaduais. Soledade estava presente através do Chefe de Gabinete Alisson Ferronato dos Santos. Para Carrion a importância logística dessa ferrovia se dá porque liga o Estado a todo o Brasil, através do coração do Estado, pela região produtora. Considerando que 80% das cargas são por rodovia, sendo de fato antieconômico, poluidor e inviável com referência nos outros países do mundo. O Chefe de Gabinete de Soledade, Alisson, representou o grupo composto por lideranças de Cachoeira do Sul, Santa Cruz e demais municípios que defendem o Traçado Centro, até o Porto de Rio Grande, entrando no Estado a partir de Erechim, e cortando estes municípios citados. Segundo ele este traçado atende a Zona da Produção, sendo o trem de carga. Alisson ainda frisa que esta linha, além de reta, é ambientalmente e economicamente mais executável. Segundo o Governo do Estado, as audiências são relevantes para que cada região defenda seu projeto, sempre acompanhados pelos constituintes da Valec, empresa que construirá a Ferrovia, a STE, que está fazendo o estudo técnico dos traçados e setores do Governo responsáveis pelo processo. Nesta audiência dois novos esboços foram destacados, partindo de Chapecó a Ferrovia tem duas possibilidades de diretrizes, à primeira passa por Erechim, Passo Fundo e a segunda passa por Frederico Westphalen e Cruz Alta. Destas audiências realizadas pelo Estado saem documentos encaminhados para os responsáveis pela ferrovia, técnicos e políticos. Conforme a audiência de Passo Fundo, daqui a 30 dias deve ser feito um Seminário Técnico, com participação de prefeitos da região, das Faculdades, empresas e entidades, bem como profissionais da logística e economia para construir um argumento da região. A data para o evento não foi marcada. De acordo com Alisson Ferronato dos Santos, a luta pela Ferrovia Norte Sul é bastante válida, pois o custo logístico do Estado chega a 18,8% do Produto Interno Bruto, o valor é três vezes superior ao ideal que é considerando 6%. O escoamento de soja é hoje realizado 90% por caminhões e para escoar uma produção de 12 milhões de grãos, o custo torna-se muito grande. Com isso o transporte por trens representa mais segurança, maior integração dos estados e menos impacto ambiental, além do desenvolvimento da Região Central do Estado.

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