Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Instalação integra o projeto “Nossa História, Nossa Gente”, que contempla um conjunto de tótens distribuídos em diferentes locais da cidade
A Prefeitura de Soledade, por meio do Departamento Cultural, realizou na tarde desta quarta-feira (03) a inauguração de mais um importante elemento de preservação da memória do Município. O novo Tótem Cultural, que está instalado na Praça Alides Marin Moraes, conta a história de Júlia Lopes de Almeida e da Vila Garibaldi – nome original do atual bairro Expedicionário.
A instalação integra o projeto “Nossa História, Nossa Gente”, que contempla um conjunto de tótens distribuídos em diferentes locais da cidade, com o objetivo de valorizar acontecimentos, personagens e características que marcaram a construção de Soledade.
O novo tótem cultural instalado no Bairro Expedicionário, apresenta ao público a história de Júlia Lopes de Almeida, personalidade que dá nome à escola estadual localizada na comunidade, bem como a origem do bairro, inicialmente chamado de Vila Garibaldi.
A narrativa apresentada no tótem destaca que a região onde hoje está o Bairro Expedicionário teve papel importante no desenvolvimento urbano de Soledade e reúne referências como a Escola Municipal Anselmo Primmaz e o CTG Argemiro Martins Pinto. Além disso, traz o resgate sobre a Praça Alides Marin Moraes, espaço de convivência e memória da população local.
A iniciativa busca disseminar a história, a arte e a cultura local, estimulando reflexões e despertando sentimentos de pertencimento. Cada tótem reúne informações, imagens e relatos que abordam desde os povos e etnias que formaram a cidade, até aspectos culturais, gastronômicos, sociais e econômicos da sociedade soledadense.
Enriquecendo ainda mais a experiência, os materiais expostos contam com QR Codes que permitem ao público acessar áudios e vídeos com depoimentos e conteúdos complementares, ampliando a compreensão dos fatos históricos apresentados.
O prefeito Paulo Ricardo Cattaneo reforçou a importância do projeto. “Preservar nossa história é honrar quem ajudou a construir Soledade. Ao tornar estes conteúdos acessíveis nos espaços públicos, reforçamos o orgulho das nossas origens e garantimos que este legado siga vivo para as próximas gerações”, pontua.
A Administração Municipal convida a população a visitar os tótens culturais já instalados na Praça Central, na Praça da Ipiranga e na Praça Cândido Carneiro Júnior, e agora também no Bairro Expedicionário.
.
.
.
.