SOLEDADE PROMOVE PALESTRA SOBRE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO AGOSTO LILÁS

Assistência Social - Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025


SOLEDADE PROMOVE PALESTRA SOBRE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO AGOSTO LILÁS

Na tarde desta terça-feira, 12/8, a Câmara de Vereadores de Soledade foi palco de mais uma atividade alusiva ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A palestra, com o tema “Conscientização e combate à violência doméstica”, foi ministrada pela advogada Carolinne Nhoato, por meio do projeto OAB Vai à Escola e da Comissão da Mulher Advogada.

 

O encontro reuniu integrantes dos grupos do PROMUATI, CREAS, CRAS e CAPS, e fez parte da programação coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da secretária adjunta Jane Ottoni.

 

Durante a apresentação, Carolinne destacou a importância de abordar o tema com diferentes públicos, especialmente os idosos presentes, para que possam ser multiplicadores de uma cultura de respeito e de combate à violência. Ela apresentou os tipos de violência, trouxe um panorama histórico e reforçou que homens e mulheres precisam estar unidos na mudança dessa realidade.

 

“O projeto OAB Vai à Escola já existe há muitos anos no município, mas neste ano, a nível estadual, a OAB definiu como tema central o combate à violência doméstica, em razão do alto número de feminicídios no Estado. É um assunto delicado, mas necessário, que precisa ser levado à sociedade com informação e conscientização”, salientou Carolinne.

 

A secretária adjunta Jane Ottoni ressaltou que o evento integra um calendário mais amplo de ações do Agosto Lilás, buscando sensibilizar a comunidade. “Precisamos falar sobre o tema, onde infelizmente temos um número de 147 ocorrências registradas apenas neste ano em nosso Município. A violência doméstica não pode ser tolerada, e nossa rede de proteção está à disposição para acolher e orientar”, afirmou.

 

O vice-prefeito Jonas Morais, representando o prefeito Paulo Cattaneo, reforçou o compromisso do Município em apoiar ações de prevenção e combate à violência. “A conscientização é um passo fundamental para mudar essa realidade. É papel do poder público estar ao lado da população, fortalecendo políticas que protejam e garantam dignidade às mulheres”, declarou.

 

O Agosto Lilás segue com diversas ações educativas e de mobilização social, reafirmando o compromisso de Soledade com a defesa dos direitos das mulheres e a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos.

Prefeitura Municipal


Soledade