Soledade foi um dos 11 municípios gaúchos que foram contemplados com recursos do Governo Federal para assistência a animais domésticos. Nesta quarta-feira, 12/6, foi realizada uma reunião com as ONGs SOS Animais e Socipa para definir um Plano de Ação visando a utilização de recursos conforme estipulado na Portaria nº 1384/2024.
O valor de R$45 mil será utilizado para a compra de ração para gatos e cachorros, kits de vacinação e desparasitação, kits de primeiros socorros, microchipagem, abrigos temporários e esterilização (castração) de animais. Essa iniciativa é essencial devido ao impacto significativo das chuvas intensas que sobrecarregaram a capacidade financeira do Município.
A solicitação do montante foi formalizada pela Defesa Civil Municipal e encaminhada à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O pedido foi deferido, e o recurso será repassado através do Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2iD), operacionalizado pela Defesa Civil Municipal. Cada uma das entidades vai receber a quantia igualitária de R$22,5 mil.
O Município foi severamente afetado pelas chuvas, com um alto índice pluviométrico que resultou em alagamentos de residências, danos a estradas rurais, pontes e pontilhões, além da necessidade urgente de assistência aos animais. “O uso destes recursos será posteriormente realizada uma rigorosa prestação de contas”, assinala a secretária de Assistência Social, Aline Moraes Maciel.
Soledade