Em uma iniciativa que visa melhorar a qualidade e a produtividade da pecuária leiteira local, a Prefeitura de Soledade está investindo aproximadamente R$30 mil por ano no fornecimento de nitrogênio para os produtores de leite da região. O programa beneficia diretamente 40 produtores, responsáveis por um rebanho de mais de 2 mil vacas.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Cotrijal, sendo que o fornecimento deste suprimento é essencial para a conservação de sêmen bovino. “Mensalmente são recarregados os botijões de propriedade dos produtores. Agora vamos realizar um novo cadastro para contemplarmos mais interessados”, assinala o médico veterinário Torben França.
Segundo dados da Secretaria de Agricultura de Soledade, a iniciativa tem apresentado resultados promissores desde a sua implementação. Os produtores contemplados relatam um aumento na produção de leite, atribuído especialmente à melhoria genética, o que resulta em um aumento significativo da produtividade.
Torben salienta que o melhoramento genético é um dos pilares para uma pecuária eficiente e produtiva. “Claro que aliado a outros fatores, entre eles, a alimentação e sanidade, faz com que os produtores vejam sua produção aumentar. Temos a convicção de que cada vez mais teremos resultados positivos”, garante.
O programa de fornecimento de nitrogênio faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo Executivo Municipal para fortalecer a agropecuária local. Além de melhorar a produção de leite, a iniciativa contribui para a sustentabilidade e a competitividade dos produtores de Soledade no mercado.
Soledade