Soledade agora é referência para 14 Municípios da 19ª região de saúde no atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista TEA). Foi inaugurado na última sexta-feira, 19/4, o CAS TEAcolhe, que funcionará junto a UBS Farrapos, contando com uma equipe multiprofissional que prestará o atendimento àqueles que necessitam dos serviços.
O programa, que foi lançado em 2021, hoje representa uma retaguarda assistencial e de suporte técnico-pedagógico às equipes dos municípios por meio dos centros macrorregionais de referência. Busca o desenvolvimento pessoal, a inclusão social, a cidadania e o apoio às suas famílias, atendendo as necessidades específicas das pessoas com TEA.
A prefeita Marilda Borges Corbelini disse ser uma grande conquista para Soledade. “O Transtorno do Espectro Autista é uma realidade que vem crescendo em todos os nossos Municípios. Por isto, ter um local para receber e oferecer o tratamento adequado é fundamental, não necessitando mais se deslocar para outras cidades”, afirma.
Edinara França, secretária da Saúde, explica que o acesso aos atendimentos do CAS TEAcolhe será regulado pela central de consultas do Estado. “Então através destes encaminhamentos é que os pacientes terão acesso aos serviços desenvolvidos aqui. Cabe lembrar que teremos uma equipe técnica composta por diferentes profissionais”, finaliza.
Soledade