UDESB/UFSM em Soledade estará entre os projetos a serem analisados pela Presidenta da República
Educação - Sexta-feira, 17 de Junho de 2011

 O secretário da  Educação Superior (SESU/MEC), Luiz Claudio Costa, confirmou ao prefeito de  Soledade, Gelson Renato Cainelli (PP), e à senadora Ana Amélia (PP/RS), que a  reivindicação para Unidade Descentralizada de Ensino Superior do Botucaraí da Universidade Federal de Santa Maria no município estará entre os 20 projetos que serão levados nesta  quinta-feira (16), à Presidenta da República, Dilma Rousseff (PT).  O pedido de inclusão foi reforçado durante  audiência na tarde desta quarta-feira (15), com as presenças também dos  deputados federais Giovani Cherini (PDT) e Ronaldo Nogueira  (PTB).
A implantação de  uma unidade federal em Soledade tem o apoio das associações dos municípios da  região do Alto da Serra do Botucaraí, do Alto Jacuí e Centro Serra, informou o  prefeito de Soledade. Caso seja confirmada, o que dependerá da decisão da  Presidenta da República, irá beneficiar uma região que apresenta “o maior vazio  em termos de ensino superior público, fato já comprovado pelo ministro da  Educação”, afirmou Gelson Cainelli.
O projeto foi  protocolado no Ministério da Educação em agosto do ano passado. A decisão sobre  a extensão da unidade da UFSM deverá sair nos próximos dias, conforme avaliação  da equipe técnica do MEC e da Presidenta da República.