Comissão Organizadora inicia o planejamento do VI Rodeio Internacional de Soledade
Cultura - Quinta-feira, 21 de Junho de 2012

 A Comissão Organizadora da 6º Edição do Rodeio Internacional de  Soledade, já iniciou o planejamento estratégico que, inclusive, pode passar por  mudanças na organização e na infraestrutura. A reunião da pasta aconteceu na  noite desta terça-feira, 19/06, no Salão Nobre da Prefeitura de Soledade e  reuniu coordenadores das diversas áreas que envolvem a gestão do  Evento.
Conforme Paulo Ernani, Coordenador do Rodeio, o mesmo já  está estruturado. "O Rodeio Internacional já é um pleito tradicional, e claro,  tem um padrão e hoje está pronto, a estratégia é dar continuidade e visar  possíveis mudanças que resultem em melhorias", avaliou. Para a diretoria, a  próxima edição deve pautar alguns ajustes na infraestrutura do Parque de Eventos  Centenário Rui Ortiz. "No último ano, tivemos muitas dificuldades relacionadas à  energia elétrica, principalmente. Desde agora, já precisamos pensar em algumas  mudanças na estrutura elétrica do Parque, bem como, na organização das áreas  campeira e artística. Temos tempo para organizar um Evento promissor,  indubitavelmente a sexta edição será ainda melhor", destacou  Ernani.
O Rodeio Internacional tem um custo total aproximado a R$  230 mil e já é tradicional na região, no estado e, em várias localidades do  Brasil. No ano passado, mais de 40 mil pessoas passaram pelo Parque, entre elas,  visitantes de Brasília, Paraná e, Argentina. O objetivo do Evento vem ao  encontro de um intercambio de culturas, oferecida pelo município de Soledade,  através da Aprosol.
Para Olavo Valendorff, Gestor Administrativo da Aprosol,  é necessário que a estrutura organizacional do Rodeio envolva mais pessoas, que  possam assumir as pastas nas próximas edições. Segundo ele, a Aprosol deve a  partir do segundo semestre encaminhar propostas orçamentárias em busca de  recursos, que já sejam firmados para o Rodeio Internacional e para a Exposol  2013. "Vamos sugerir, através de propostas orçamentárias, melhorias no Parque e  o recurso a ser prestado para o Rodeio, bem como para a Exposol. A ideia é  crescer cada vez mais, e isso significa que os recursos também tendem a  aumentar, a medida que o Evento se desenvolve", afirmou.
Quanto a parceria com o Poder Público, ela tende a  continuar, o Prefeito Gelson Renato Cainelli, garantiu a continuidade do apoio  já firmado nas outras edições. "Vivemos um processo de encerramento de ciclo,  que pode ou não ser renovado. Mas, o Poder Público em si tem condições de bancar  e auxiliar um Evento como este. O rodeio está pronto, é só continuar", disse  Cainelli.
Ratificando as palavras do Prefeito Municipal, o novo  Secretário da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Alirio Almeri Malmann,  disse que o Evento é de suma importância para o Município, seja como incentivo  cultural ou turístico, e neste sentido, a Secretaria continuará dando todo o  suporte necessário para a realização do Evento.
Nos próximos meses a expectativa é que a Organização do  Rodeio Internacional de Soledade, que acontece de 13 a 17 de fevereiro de 2013,  já inicie o processo de divulgação.