Reunião no Dnit traçou estudo preliminar da Duplicação da BR 386

Obras - Quinta-feira, 05 de Junho de 2014


Reunião no Dnit traçou estudo preliminar da Duplicação da BR 386 Durante a tarde de quarta, dia 4 de junho, o Prefeito Cattaneo, o diretor do Departamento Técnico Luiz Fernando Rocha, os vereadores Juarez Knopk e Miranda, reuniram-se no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) com o STE (Serviços Técnicos de Engenharia SA) para debater sobre o traçado da duplicação da BR 386, no que tange à Soledade. Foi apresentado que conforme requerido pela Comissão Pró-Duplicação da BR 386 o Município de Soledade realizou Audiência Pública, no dia 29/08, para discutir com relação às obras necessárias, no perímetro urbano do município, a serem realizadas por ocasião da duplicação da BR 386.  Tal procedimento teve o objetivo de acompanhar o processo de elaboração do EVTEA – Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental, que já está licitado e que será executado pela STE engenharia de Canoas, além dos projetos de acessibilidade nos municípios com ligação direta e indireta com a rodovia. A Administração valorou a proposta da Comissão, pois o Município de Soledade é cortado pela BR 386, sendo que vivem aproximadamente 4.000 pessoas de um lado de BR e outras 19 mil pessoas de outro lado, havendo fluxo intenso de pessoas e veículos diariamente entre um lado e outro da BR. Na referida audiência, com o acúmulo de conhecimento do Departamento de Trânsito Municipal e do Departamento de Apoio Técnico, a Administração apresentou uma proposta base para ser debatida levando em consideração três elementos indispensáveis para o trânsito: segurança, fluidez e integração, a qual foi aprofundada pela participação popular e resultou na seguinte proposta: Que o eixo da rodovia não seja modificado com a duplicação. Ou seja, que a duplicação mantenha a simetria do eixo da rodovia para que o comércio em sua volta não seja prejudicado. Assim, a duplicação no perímetro urbano não deve apenas construir mais duas pistas em um único sentido, mas devem ser construídas mais duas pistas mantendo simetria com a área de domínio. Tal pedido é indispensável para o comércio ao longo do perímetro urbano não seja prejudicado. Trata-se de comércio importante para o município com a existência de postos de combustíveis, lojas, indústrias, restaurantes, entre outros. A simetria da pista é importante também para prever outras ampliações que poderão ser realizadas na BR 386 nos próximos 50 anos. Ou seja, a pista poderá no futuro ser triplicada, por exemplo, para isso é necessário que exista espaço, o que somente é possível mantendo o eixo atual da rodovia. Esta proposta foi acatada no estudo preliminar. Na proposta do Município foram sugeridas três espécies de passarelas para pedestres, e no projeto apresentado, foram pontos de passagem, basicamente nos mesmos locais. Um com acesso ao Bairro Botucaraí, pela Rua Fão, com implantação de passagem inferior, outra no acesso ao Bairro Botucaraí pela Rua Eloá de Morais, também com passagem inferior, e outra no acesso secundário à Soledade, através de uma rótula vazada. Entre as colocações da STE, Serviços Técnicos de Engenharia SA, ainda foi proposta uma interseção com refúgio central no trevo de acesso principal à Soledade e no trevo à Arvorezinha. Segundo o Prefeito Cattaneo, o Dnit virá a Soledade nas semanas seguintes a fim de relacionar o estudo do Município com o da STE e ver possíveis mudanças necessárias.

Prefeitura Municipal


Soledade