Com o objetivo de proporcionar aos educandos uma amostra das possibilidades de diversificação de culturas e implementação de agroindústrias familiares, obtendo conhecimento específico das tecnologias disponíveis que aumentam a produtividade e quais as demandas desse mercado, que o Projeto Riquezas do Campo na Sala de Aula foi desenvolvido aos alunos das EMEFs Thomás dos Santos Leite,São Luiz Gonzaga, José de Anchieta, Joaquim Floriano Pinto e João Batista.Conscientizar as famílias e o jovens da importância da permanência no meio rural de forma sustentável;promover a valorização do trabalho no meio rural; conhecer plantas medicinais através do relógio do corpo humano; analisar custos de produção e lucratividade; incentivar a produção de alimentos orgânicos; visitar propriedades e feiras voltadas às atividades da agricultura familiar; proporcionar o entendimento entre prática e teoria estendendo este conhecimento em seu ambiente escolar; incentivar o embelezamento da escola através do ajardinamento e aproximar as famílias da escola, através de sugestões, prestações de serviços e momentos de lazer, são objetivos do Projeto.Considerando que em nossas escolas do campo os educandos são na maioria filhos de pequenos agricultores temos a necessidade de realizar projetos que contemplem as reais necessidades destes educandos, ultrapassando o espaço escolar e proporcionando perspectivas que elevam a qualidade de vida no meio rural. O Projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, os conteúdos curriculares foram associados aos temas cotidianos dos educandos e a realidade do campo. As práticas pedagógicas desenvolvidas foram alicerçadas no diálogo, na interdisciplinaridade, na pesquisa e na investigação, estimulando o debate e a reflexão, no intuito de que os alunos possam valorizar-se como sujeitos participantes deste processo.Cada escola desenvolveu ações voltadas à realidade sociocultural que esta inserida, como visita na EXPODIRETO, na EXPOAGRO, desenvolvimento de projetos,estratégias e vistas técnicas na comunidade e realização da Mostra “Riquezas do Campo na Sala de Aula” na comunidade escolar, baseada em três momentos principais:visitas técnicas às exposições da agricultura familiar, análise do contexto produtivo da comunidade onde mora, perspectivas viáveis para o futuro. Para finalizar, um seminário foi realizado na quinta-feira, dia 20,onde cada turma participante do Projeto relatou suas experiências significativas, contribuições, aprendizagens, compartilhando com os demais o desenvolvimento deste, assim como uma avaliação e sugestão para a continuidade do Projeto em 2015, reforçando a necessidade de garantir uma educação contextualizada, articulada e significativa também no cenário rural.
Soledade