Grupo de Trabalho Contra a Violência a Mulher reuniu-se na Prefeitura Municipal
Obras - Quarta-feira, 17 de Junho de 2015

Representantes da Coordenadoria da Mulher de Soledade, Conselho Municipal da Mulher, Cras, Creas, Smecd, Brigada Militar, Polícia Civil, CDL, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Grupo Ciranda, Emater, Sindicato Rural e Liga Feminina de Combate ao Câncer se reuniram no Salão Nobre Adão Martins de Freitas na tarde de terça, dia 16 de junho, com a finalidade de dialogar sobre as ações que podem ser criadas através deste grupo, com intuito de promover novos avanços na luta pela igualdade e o fim da violência doméstica contra as mulheres em nosso Município.
Cada um destacou suas atividades separadamente relacionadas à violência de gênero, posicionando-se sobre os últimos fatos ocorridos no Município que ocasionaram um grande retrocesso na luta do enfrentamento contra o machismo, humilhação, e em muitos casos a morte de mulheres. O Cras, por exemplo, promove cursos de geração de renda dando autonomia para as mulheres. O Creas em 2014 atendeu 63 casais. A Polícia Civil salientou que possui um departamento onde são atendidas as mulheres em situação de violência e a Emater que possui atividades constantes com as mulheres nas localidades rurais.
A reunião definiu alguns pontos, entre eles que o grupo irá continuar a capacitação que realizou nas comunidades do Interior durante o ano de 2014, onde a Coordenadoria da Mulher, Emater, Cras, Creas, Polícia Civil, entre outros órgãos estiveram aclarando sobre a Lei Maria da Penha que contribui na luta pela erradicação da discriminação de gênero dentro da sociedade.
Outra questão, da qual será a meta principal do grupo, é buscar para o Município uma Patrulha Maria da Penha, que se trata da Brigada Militar que fiscaliza o cumprimento da medida protetiva de urgência, solicitada pelas vítimas de violência doméstica. A patrulha possuiria viatura identificada e PMs capacitados. Portanto será marcada uma audiência com o Capitão Nelson Ceolan Jr. da 2ª Companhia do 38° Batalhão da BM de Soledade para ser tratado este assunto, já que se sabe que PMs capacitadas existem para o atendimento.
De acordo com a gestora da Coordenadoria da Mulher, Jane Ottoni, o Grupo de Trabalho Contra a Violência a Mulher, envolvendo diversas áreas de atuação contribui para dar visibilidade às diferentes formas de violência, ainda presentes no cotidiano de muitas mulheres. A questão do enfrentamento à violência contra as mulheres deve ser encarada como uma discussão necessária para a construção de políticas públicas e ações que prezam pela integridade física e emocional das mesmas.
Frisa-se que o Poder Judiciário justificou sua ausência no encontro através de ofício devido a outro evento concomitante neste dia.