Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Encontro teve como objetivo ouvir as principais demandas e buscar alternativas diante das dificuldades enfrentadas pelo segmento
Aproveitando a presença do vice-governador Gabriel Souza em Soledade na última sexta-feira, 10/10, o poder público municipal, em parceria com o Sindipedras e a Associação de Pequenos Pedristas de Soledade (Appesol), articulou uma reunião com representantes do setor de pedras preciosas.
O encontro teve como objetivo ouvir as principais demandas e buscar alternativas diante das dificuldades enfrentadas pelo segmento após a tarifa de exportação de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
Durante a reunião, o vice-governador Gabriel Souza anunciou uma nova linha de crédito específica para o setor no valor de R$ 5 milhões, que será destinada a pequenos, médios e grandes empresários do ramo. O recurso será disponibilizado por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com operação via Sicredi, e poderá ser acessado pelos empreendedores que desejarem obter financiamento. Os detalhes sobre a forma de adesão e os critérios para concessão do crédito serão divulgados em breve.
“Muitas vezes o setor não é taxado, mas em virtude da sua cadeia produtiva, das suas relações comerciais, ele acaba sendo prejudicado indiretamente, que é o caso aqui das pedras preciosas. Estamos conversando com o setor para entender como o governo do Estado pode colaborar. Sabemos a importância da produção de pedras para a região e para o Rio Grande do Sul”, destacou o vice-governador Gabriel Souza.
A iniciativa estadual soma-se às medidas já adotadas pelo Município, que por meio do Banco do Empreendedor, oferece linha de crédito de até R$ 8 mil por empresa, voltada ao capital de giro, com carência de três meses para início dos pagamentos. Além disso, o programa também autoriza a prorrogação de parcelas já contratadas junto ao Fundo Municipal do Empreendedor, como forma de aliviar o caixa das empresas locais.
Para o prefeito Paulo Ricardo Cattaneo, a união de esforços entre os diferentes entes é fundamental neste momento. “O setor pedrista é um símbolo da nossa economia e da identidade de Soledade. Essa aproximação entre o governo municipal, estadual e as entidades representativas mostra que estamos caminhando juntos para apoiar quem gera emprego, renda e valoriza o nome da nossa cidade”, finalizou.
.
.
.
.