Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O segmento vem sendo impactado pelas incertezas econômicas e pelas tarifas impostas por países importadores, especialmente os EUA
Em agenda em Porto Alegre nesta quarta-feira, 24/9, representantes do Executivo, Legislativo e do setor de pedras preciosas de Soledade (Sindipedras e Appesol) cumpriram uma série de compromissos para tratar da crise que atinge um dos mais importantes polos de gemas e joias do mundo. O segmento, responsável por grande parte da economia local, vem sendo impactado pelas incertezas econômicas e pelas tarifas impostas por países importadores, especialmente os Estados Unidos.
O primeiro compromisso ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado, durante reunião ordinária da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Gustavo Victorino (Republicanos). Na ocasião, o prefeito Paulo Cattaneo, o presidente da Câmara de Vereadores, Diego Vidaletti, o vereador Edivaldo da Silva dos Santos e o presidente do Sindipedras, Gilberto Bortoluzzi, relataram os reflexos já sentidos pelo setor. Conforme apontaram, apenas no primeiro mês após o aumento das tarifas norte-americanas, as exportações caíram em torno de 30%.
Diante do cenário, o grupo de Soledade solicitou apoio das forças políticas para medidas de curto e médio prazo que possam conter os impactos da crise. Os parlamentares da Comissão destacaram a intenção de buscar um enquadramento tributário emergencial para socorrer as empresas imediatamente, além de prospectar novos mercados para exportação.
Como resultado direto da primeira reunião, à tarde o grupo foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, em agenda articulada pelo deputado estadual Guilherme Pasin (PP). “Com essa articulação, buscamos construir alternativas que reduzam os impactos do tarifaço e garantam a sustentabilidade de um setor estratégico para a economia do município, preservando empregos, tradição e desenvolvimento local”, afirmou o deputado.
O prefeito Paulo Cattaneo reforçou a importância da união de esforços. “Soledade é reconhecida mundialmente pela qualidade e tradição de suas pedras preciosas. Não podemos permitir que uma crise dessa dimensão comprometa empregos e o sustento de tantas famílias. Nossa mobilização é para garantir que o setor continue sendo motor do desenvolvimento econômico e social do município”, finalizou.
Fotos: Lucas Kloss / ALRS
.
.
.
.