gabinete - Quarta-feira, 03 de Julho de 2024

Assinado Termo de Fomento entre Prefeitura de Soledade e a Socipa

Parceria objetiva fornecer atendimento médico-veterinário e adquirir rações para animais em situação de vulnerabilidade e maus tratos

Assinado Termo de Fomento entre Prefeitura de Soledade e a Socipa

A Prefeitura de Soledade e a Sociedade Civil Organizada Protetora dos Direitos dos Animais (Socipa) assinaram o Termo de Fomento nº 06/2024 na manhã desta terça-feira, 02/7. A parceria tem como objetivo fornecer atendimento médico-veterinário e adquirir rações para animais em situação de vulnerabilidade e maus tratos.

Participaram da assinatura a presidente da Socipa, Holanda Fátima da Silva Samuel, e a tesoureira, Deise Margarete Daros. O valor a ser repassado é de R$22 mil, pago em duas parcelas, sendo que a iniciativa busca minimizar a situação dos animais de rua, proporcionando abrigo temporário junto a tutores ou cuidadores temporários.

Conforme está previsto, será disponibilizado o número de telefone e WhatsApp da presidente da entidade para o recebimento de chamados relacionados aos animais necessitados. “Com isso, temos o objetivo de reduzir os casos de maus tratos e garantir uma alimentação diária e vida saudável para os animais”, assinala Holanda.

A Socipa tem como objetivo lutar pela implementação de políticas públicas para animais carentes e prestar assistência aos que se encontram em situação de vulnerabilidade e maus tratos. Desde 2016, a entidade mantém uma parceria com a Prefeitura de Soledade e recebe apoio de outros programas, como da Nota Fiscal Gaúcha e do Poder Judiciário.

Em Soledade, estima-se que existam entre 8 a 9 mil animais semi-domiciliados e não domiciliados. Em 2019, foi inaugurada a primeira política pública efetiva para a causa animal na cidade, com a criação do Castrafácil Municipal Maria Júlia Pinto, que realiza castrações de cadelas e gatas.

Entre as atividades oferecidas pela Socipa estão atendimentos médico-veterinários, realização de cirurgias para retirada de tumores, castrações de emergência, atendimento a animais atropelados e resgate de filhotes. Com o novo aporte financeiro, a entidade espera ampliar sua capacidade de atendimento e garantir melhores condições de vida para os animais em Soledade.