gabinete - Terça-feira, 19 de Março de 2024

ASSINADO CONVÊNIO PARA ASFALTAMENTO DA AV BARROS CASSAL

Soledade foi contemplada na segunda edição do programa Pavimenta, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur)

ASSINADO CONVÊNIO PARA ASFALTAMENTO DA AV BARROS CASSAL

Assinado o convênio do Governo do Estado com o município de Soledade, no âmbito do programa Pavimenta 2, para a realização de obra de pavimentação asfáltica da Avenida Barros Cassal, com extensão de 695,29 m. O valor total da obra é de R$ 1.664.004,31, sendo R$ 1.414.004,31 em investimento pelo Estado e R$ 250.000,00 de contrapartida municipal.
A prefeita Marilda Corbelini e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, realizaram a assinatura do convênio nesta terça-feira (19/03), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. Ao todo, 237 municípios receberão obras de pavimentação em parceria com o Governo do Estado. O investimento total do governo gaúcho é de R$ 397,9 milhões.
Conforme a prefeita, ser contemplada pelo Pavimenta é motivo de comemoração para qualquer gestor, pois através da adesão ao programa é possível melhorar significativamente a infraestrutura rodoviária dos municípios. “Soubemos o quanto os moradores do bairro Ipiranga almejavam esta obra, que vai melhorar a mobilidade urbana neste importante ponto de acesso ao nosso Município”.
Para o secretário Mallmann, o Pavimenta representa uma mudança na forma de fazer gestão. “Não foi o Estado quem decidiu, de cima para baixo, que melhorias deveriam ser feitas nas cidades. Foram os prefeitos — que conhecem o dia a dia e a realidade de sua gente — que indicaram. Estamos falando de um investimento que vai passar na frente da casa das pessoas, na rua da escola ou da Unidade Básica de Saúde . Ou seja, o Estado cada vez mais perto das comunidades”, afirmou.
Estiveram junto no ato da assinatura, os secretários, Clair Oliveira, da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, e Presidente do PSDB Soledade, Araken Landin, o responsável pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e os Vereadores, Marcelo Calegari, presidente do MDB Soledade e Juarez Moraes (MDB).
O Pavimenta é responsável pela execução de projetos de infraestrutura rodoviária, incluindo obras de pavimentação, terraplanagem, drenagem e microdrenagem (meios-fios, bocas-de-lobo e redes), sinalização e acessibilidade. O objetivo é ofertar uma melhor estrutura de trafegabilidade, aprimorar as condições para escoamento da produção e promover o fomento ao turismo, facilitando o acesso a serviços e equipamentos públicos, melhorando a qualidade de vida de todos os cidadãos.
Municípios contemplados
O Pavimenta 2 é lançado após o êxito da primeira edição, que beneficiou mais de 400 municípios com obras de pavimentação em áreas urbanas e rurais, contando com aporte financeiro do Estado no valor de R$ 380 milhões, e contrapartidas municipais que correspondem a R$ 200 milhões. Um dos principais pilares do programa continua sendo a parceria com as prefeituras, aproximando o governo estadual das gestões municipais.
Nesta segunda edição do programa, as prefeituras contempladas também foram divididas por faixa, conforme o índice populacional, da seguinte forma:
Faixa 1- Municípios até 20 mil habitantes – Total de 181 municípios
Investimento estadual de R$ 155,3 milhões;
Faixa 2- Municípios entre 20 mil e 200 mil habitantes – Total de 53 municípios
Investimento estadual de R$ 84 milhões;
Faixa 3- Municípios acima de 200 mil habitantes – Total de 3 municípios
Investimento estadual de R$ 12 milhões.