gabinete - Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Diretoria da APAE Soledade solicita auxílio para Administração Municipal

Problemática envolve todo o movimento apaiano do Rio Grande do Sul, com a falta de repasse financeiro do Governo do Estado

Diretoria da APAE Soledade solicita auxílio para Administração Municipal

Membros da diretoria da APAE de Soledade estiveram na Prefeitura Municipal para solicitar apoio ao executivo com relação a uma problemática que envolve todo o movimento apaiano gaúcho. O encontro foi na manhã desta segunda-feira, 26/2, quando o grupo foi recebido pela prefeita Marilda Borges Corbelini, que junto com sua equipe, acolheu as demandas.

O principal impasse envolve as APAEs e o Estado do Rio Grande do Sul, que não fez a assinatura do convênio do FUNDEB, o que compromete a manutenção das escolas especiais em todo o RS. Houve uma manifestação do Governo no sentido de estender o prazo do convênio até final de 2024, porém nada oficializado até o momento.

O valor a ser repassado mensalmente para a Escola de Educação Especial Luz e Liberdade é de R$ 30.105,27. A entidade usou recursos próprios para pagamento dos salários do mês de janeiro. “Ainda temos recurso para o custeio de fevereiro, mas não para manter os demais meses”, informa a diretora Camila Brum de Azambuja.

A APAE de Soledade atende ao todo 130 usuários, sendo que possui 98 alunos matriculados e que dependem desse repasse para terem garantido o direito a educação. “Importante ressaltar que o Município de Soledade repassa em dia o valor que lhe compete do FUNDEB. Com esse recurso são pagos professores e funcionários da Escola”, acrescenta Camila.

A prefeita Marilda se mostrou sensível ao problema e se comprometeu em fazer um estudo técnico/financeiro para prestar este auxílio. “Entendemos do trabalho importantíssimo que a APAE presta em nosso Município, e vamos fazer um esforço para conseguir minimizar este impasse que vem ocorrendo”, finaliza.