Cultura - Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024

Lei Paulo Gustavo vai contemplar 30 projetos culturais em Soledade

Município recebeu R$ 290 mil para ser destinado aos artistas e produtores culturais selecionados nos editais

Lei Paulo Gustavo vai contemplar 30 projetos culturais em Soledade

Os artistas e produtores culturais de Soledade que se inscreveram nos editais da Lei Paulo Gustavo, agora estão aptos a receber o recurso. Na manhã desta sexta-feira, 19/1, a prefeita Marilda Borges Corbelini fez a assinatura dos 30 termos de execução dos projetos selecionados, onde para o Município foram destinados mais de R$ 290 mil.

De acordo com Pablo Vaz, em todo o Brasil foram R$ 3,5 bilhões distribuídos para Estados e Municípios. “O cálculo para divisão dos valores é feito de acordo com o IDH e quantidade populacional de cada cidade. A Lei Paulo Gustavo foi criada para incentivar e reaquecer o setor cultural, gravemente afetado pela pandemia de Covid-19”, explica.

Foram três editais lançados e que contemplavam as seguintes áreas: audiovisual; demais áreas culturais; e capacitação e fomento a memória. Dos projetos inscritos, uma comissão formada por membros do Conselho Municipal da Cultura fez análise das propostas e com base nos critérios estabelecidos em edital, procedeu a seleção.

Pablo finaliza alertando aos que não foram contemplados ou que não se inscreveram, que no segundo semestre de 2024 será lançado o edital da Lei Aldir Blanc 2. “Ela vai seguir praticamente os mesmos moldes da Lei Paulo Gustavo, com o propósito de continuar a fomentar e estimular a cultura soledadense”, conclui.

Audiovisual:

- Karla Portela de Camargo – projeto Figuras da Dança

- Camila Morais de Mello – projeto Documentário Rock Soledadense- Os Primórdios

- Édna Malaquias Pompemaier – projeto A Cultura de Benzer

- Kalebe Penteado Bueno Costa – projeto Ml Sessions

- Joana Albernaz de Camargo – projeto Espetáculo “O Auto da Cesaréia”

- Academia Soledadense de Letras – projeto Obelisco Literário

- Giandro Alan Mendes de Oliveira – projeto Jogo: A Importância da música

- Louise Dalla Vechia – projeto Tutorial com cursos de penteados e maquiagens para prendas gaúchas

- Jornal Informativo Regional – projeto Jornal Impresso: O Registro de Histórias

- CPM do Instituto Estadual Polivalente – projeto Polivalente conta a sua história

- Lais Dal Prá Rodrigues – projeto Dança para todos