gabinete - Sexta-feira, 03 de Novembro de 2023

Prefeitura de Soledade quer investir R$ 24 milhões em infraestrutura

Em coletiva de imprensa, prefeita Marilda explicou sobre financiamento que aguarda votação do legislativo

Prefeitura de Soledade quer investir R$ 24 milhões em infraestrutura

Está na Câmara de Vereadores aguardando votação, o Projeto de Lei nº 62/2023, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil, com garantia da União. Na quarta-feira, 1/11, a prefeita Marilda Borges Corbelini concedeu entrevista coletiva para explicar quais investimentos serão executados com o recurso de até R$ 24 milhões.

O valor da operação será aplicado na pavimentação de mais de 60 trechos de ruas com asfalto, paralelepípedo ou paver, bem como três comunidades do interior: São Sebastião, Espraiado e Linha Curuçu. Também vai ser adquirida uma motoniveladora, duas retroescavadeiras, obras de acessibilidade no prédio da Prefeitura e infraestrutura do Loteamento Ortiz.

A prefeita acrescenta ainda que R$ 5 milhões do total da operação será reservada para pagar o financiamento via Finisa. “As parcelas mensais de R$ 115.900,00 seguiriam até 2029, com uma taxa CDI + 5,3%. Então ao quitarmos estas parcelas, iremos pagar uma taxa CDI + 1,64% ao ano, com 12 meses de prazo de carência.

Marilda também trouxe a conhecimento os compromissos a médio e longo prazo que a Administração paga, todos os meses, sem atraso. “Isso da um montante de R$ 831.687,28, mas quando começarmos a quitar esse financiamento, que será em dezembro 2024, iremos pagar R$ 621.752,72 da parcela em conjunto com os demais ainda não finalizados, ou seja, uma economia aproximadamente R$ 200 mil por mês”, explica.

Por fim, a prefeita salienta que esta operação não compromete o limite de endividamento do município, que é de 120% das receitas correntes líquidas, e atualmente esse valor está em 8,3%. Da mesma forma, o limite de crédito tem um máximo de 16% e hoje este percentual está 0,68%. Então quero dizer que podemos realizar esta operação com tranquilidade”, conclui.