.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Seg à sex - 8:00 às 11:30 e 13:00 às 17:30.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Industria, Comércio, Serviços e Turismo - Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Atividades culturais marcam Dia Estadual do Patrimônio em Soledade

Memorial da Tradição e o palco Jesus Marodin foram os locais onde aconteceram as ações no último sábado, 19/08


Atividades culturais marcam Dia Estadual do Patrimônio em Soledade

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural foi celebrado em Soledade com diferentes atividades acontecendo no sábado (19), no Memorial da Tradição e no Palco Jesus Marodin. Uma roda de conversa sobre a erva-mate – primeiro patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul – foi abordado pelos alunos e professores da Escola Municipal Anselmo Primmaz.

 

A atividade também contou com apresentações culturais e foi dado um abraço simbólico nos patrimônios de Soledade. “Houve a Feira da Praça, onde tínhamos a comercialização de artesanato, que é um dos maiores patrimônios do povo brasileiro”, pontua Mara Muniz, idealizadora do evento.

 

Houve a presença de representantes das EMEIs Coralina Cardoso de Toledo e Zenith Ribas Flores, das Escolas Municipais São Luiz Gonzaga, José de Anchieta e Valdemar Rocha, do Centro Cultural e do Museu Histórico. “Tivemos depoimentos dos professores que trabalham sobre este tema em sala de aula, enfatizando sobre a importância deste assunto”, acrescenta.

 

Por fim, Mara destaca que ficou declarado pelos presentes o desejo de tornar o Memorial da Tradição como o primeiro patrimônio registrado do Município. “As apresentações culturais também fizeram alusão ao Dia Internacional do Folclore, que é celebrado no dia 22 de agosto”, pontua.

 

Em todo o Estado, são mais de 270 atividades em 118 cidades e a mobilização é coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac). Neste ano, o tema foi “Cultura e Cidadania”, destacando a diversidade cultural dos municípios gaúchos, a participação cidadã e o direito de acesso às manifestações.

402 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Soledade - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.