gabinete - Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023

Prefeita Marilda participa da Mobilização Municipalista em Brasília

Evento aconteceu entre os dias 15 e 16/08, e a principal pauta foi o cenário de crise que os municípios estão passando

Prefeita Marilda participa da Mobilização Municipalista em Brasília

Aproximadamente 2 mil gestores municipais, entre eles, 1,4 mil prefeitos, participaram da Mobilização Municipalista promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento aconteceu entre os dias 15 e 16 de agosto, em Brasília, e a prefeita Marilda Borges Corbelini também esteve presente.

Na ocasião, foi dialogado sobre os interesses dos Entes locais na Reforma Tributária e a crise que tem se agravado nos Municípios com o aumento das despesas e as recorrentes quedas nas receitas. Conforme dados da entidade, mais de 51% das cidades brasileiras estão no vermelho neste semestre.

Um estudo elaborado pela CNM mostra que a cada R$ 100,00 que são arrecadados por pequenos Municípios, R$ 91,00 são utilizados para o pagamento de pessoal e custeio da máquina pública. Este levantamento avalia uma série de realidades e elenca as consequências práticas das medidas que oneraram os Entes locais no primeiro semestre de 2023.

Marilda pondera que a gestão tem trabalhado para não ultrapassar os limites. “Nossos secretários estão orientados para que cuidem seus orçamentos, relacionem as demandas e elenquem quais são prioritárias. Como apontam os estudos, é uma situação que afeta grande parte dos municípios, por isso toda cautela é bem-vinda”, assinala.

Demais agendas

Durante sua viagem a Brasília, a prefeita também aproveitou para cumprir outras agendas. Ela esteve na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e protocolou o pedido de audiência para tratar sobre a inclusão de acessos no projeto de duplicação da BR-386. Órgão irá retornar com a data da reunião.

Marilda esteve no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para conferir alguns recursos que estão represados, referente a compra de uma motoniveladora e implementos agrícolas. O município já pagou a contrapartida, porém governo ainda não liberou. Da mesma forma, fez visitas aos gabinetes dos deputados Márcio Biolchi, Giovani Cherini, Lucas Redecker, Lisiane Bayer, entre outros.