Industria, Comércio, Serviços e Turismo - Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023

Dia Estadual do Patrimônio Cultural será celebrado em Soledade

Uma mateada vai acontecer neste sábado (19), às 14h, no Memorial da Tradição, junto ao Palco Jesus Marodin

Dia Estadual do Patrimônio Cultural será celebrado em Soledade

Soledade é uma das 118 cidades gaúchas que vão realizar ações para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Neste sábado, 19/8, a partir das 14h, no Memorial da Tradição, junto ao Palco Jesus Marodin, haverá mateada com uma roda de conversa sobre a erva-mate, que é o primeiro patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul.

De acordo com Mara Muniz, foram convidados os alunos da Escola Municipal Anselmo Primmaz para falarem sobre o assunto, destacando sua importância social, cultural e econômica. Também, o espaço estará aberto para apresentações artísticas e culturais. “É um momento para a comunidade soledadense participar, todos são convidados”, acrescenta.

Ela salienta que o maior patrimônio de uma pessoa são os seus saberes, fazeres, as tradições, o folclore, sua maneira de ser. “A nossa identidade é que forma e faz ser um patrimônio. Inclusive, o maior patrimônio de um lugar é seu povo, sua história e sua trajetória”, finaliza.

Em todo o Estado, são mais de 270 atividades e a mobilização é coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac). Neste ano, o tema é “Cultura e Cidadania”, que visa destacar a diversidade cultural dos municípios gaúchos, a participação cidadã e o direito de acesso às manifestações.